BlogTemas de Capa

Uma história de amor

Devin2 - milenio stadium - 2022-04-29

 

Esta história começa como tantas outras, de muitas das famílias luso-canadianas. Um dia alguém decidiu partir à procura de uma vida melhor. Em 1957 foi o que aconteceu com o avô de Devin Meireles “O meu vovô foi um dos pioneiros, no Canadá. Em 1957 ele teve a oportunidade de vir para o Canadá, tinha um contrato de um ano na Colúmbia Britânica, a trabalhar nos caminhos de ferro. Mas veio sozinho. Por isso, o que ele deixou para trás, na ilha… O meu avô é de São Miguel, de Ponta Delgada. O que ele deixou lá foi a minha avó, a minha tia e tios, deixou a família lá. Era um homem de meia-idade naquela altura, por volta dos 30, e fez um grande sacrifício para deixar tudo o que ele conhecia na sua terra natal por uma oportunidade no Canadá, começar um novo capítulo.”

E o novo capítulo na vida do avô de Devin está agora, 65 anos depois, escrito pelo neto num livro, que se baseia na vida real de uma família imigrante no Canadá. O The Portuguese Immigrant resultou de um trabalho de pesquisa e muitas conversas familiares. “Eu comecei a pesquisar o historial da minha família há cerca de 10 anos. Foi depois do meu avô falecer que eu percebi que muita daquela história, se não for a família a recuperá-la, as estórias que contam as dificuldades pelas quais ele passou ou como ele acabou por ter cidadania canadiana, tudo isso pode acabar por ser esquecido. Naquela altura, isso realmente fez com que eu ficasse preocupado e foi quando eu comecei a pesquisar o historial da minha família. Começou com a construção de uma simples árvore genealógica, a minha Pedigree Chart, e com a continuação dos anos eu comecei fui mais longe, até aos meus bisavós. É um projeto feito com paixão, que evolui continuamente e nunca termina. Então com isso, foi crescendo e eu comecei a incorporar outros recursos e materiais, para dar continuidade à história. Daí surgiu uma coleção de dados e informação.”

Devin5 - milenio stadium - 2022-04-29
Devin Meireles. Créditos: DR.

A paixão pela genealogia, a vontade de procurar as suas raízes e a pandemia ajudaram Devin a arregaçar as mangas e organizar todo o material que foi recolhendo em diversas fases da vida. “No início da pandemia eu tinha uma coleção de informação e histórias, tinha muito tempo livre, como nós todos, e comecei então a juntar os capítulos da história de emigração para o Canadá do meu vovô. Mas foi muita investigação histórica: procurei saber como Portugal era naquela altura, durante um regime ditatorial com Salazar, durante a Segunda Guerra Mundial, informei-me sobre a pobreza na ilha, como toda a gente procriava, as famílias aumentavam, as oportunidades que começaram a surgir na América, as pessoas que começaram a sair da ilha para o Brasil, a emigrarem para a África do Sul. Demorou até o Canadá abrir as suas portas. Mas tudo isto fazia parte do estilo de vida da altura e isso era também fascinante para mim: eles estavam à procura de oportunidades, estavam à procura de uma saída.”

E depois de tanta pesquisa, as respostas às inúmeras perguntas foram sendo encontradas, permitindo Devin Meireles chegar à mais bela conclusão.

“Esta história significa amor verdadeiro para mim, sacrifício, perseverança para o futuro. Todo o esforço, os desafios que se enfrentavam… tudo isso é muito próprio de um outro tempo. Por exemplo, eu tenho 34 anos agora, e o meu avô quando fez esta mudança na vida dele já era mais velho do que eu.

livro devim meireles - milenio stadium - 2022-04-29
Livro de Devin Meireles. Créditos: DR.

Eu tento imaginar, sendo canadiano, como seria colocar a minha vida de pernas para o ar, à procura de oportunidades em qualquer outro sítio. E tento perceber o que motiva alguém a fazer uma mudança destas pela sua família e pelas gerações futuras. Isso fascina-me. É uma experiência profunda, tentar perceber isto. E à medida que vou captando a história eu digo a mim mesmo “que experiência foi aquela!”. Ponho-me nos seus sapatos para tentar perceber o que motivou um homem a deixar toda a vida que tinha. E foi o amor à família o querer proporcionar-lhes uma vida melhor. Foi pelo futuro, pelas gerações seguintes. Isso é amor.”

“The Portuguese Immigrant” de Devin Meireles – muito mais do que um livro, esta é uma história de orgulho profundo e respeito por quem teve a coragem de desbravar o caminho que hoje se continua a traçar.
“O sacrifício que este homem fez, tem um impacto tremendo no futuro e naquilo que nós fazemos hoje, para as gerações futuras. Não quero perder a noção disso, quero ser grato por isso todos os dias, e esta é a minha homenagem, o meu tributo ao meu vovô.”

Catarina Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER