BlogSaúde & Bem-estar

Um “dragão” amigo

 

milenio stadium - dragon fruit

 

Com uma aparência bem exótica – e estranha à primeira vista, convenhamos – a fruta do dragão (dragon fruit), também conhecida como pitaya, não é propriamente aquele tipo de alimento que olhamos e temos uma vontade natural de experimentar. Bem… a não ser que sejamos aventureiros ou que, simplesmente, tenhamos curiosidade em experimentar novos sabores e texturas.

A fruta do dragão é de facto uma fruta bem especial – e não é só por causa do seu aspeto exuberante! Existem várias razões para arriscar, experimentar e começarem a consumi-la no vosso dia a dia.

Originária de regiões da América Central e do México, a pitaya é na realidade o fruto de algumas variedades de catos. Com o interior semelhante ao do kiwi, a fruta do dragão ganhou este nome pela sua aparência exterior escamosa e espinhosa.

O seu sabor é muitas vezes comparado ao do kiwi (mas mais doce) ou ao do melão e existem três variedades deste fruto:a pitaya branca (com casca rosa e polpa branca), a pitaya amarela (casca amarela e polpa branca) e pitaya vermelha (casca vermelha e polpa vermelha).

Os benefícios

Fonte de energia: o ferro e a niacina (vitamina B3) presentes neste fruto contribuem para o funcionamento normal do nosso metabolismo, para a produção de energia e ainda para a redução do cansaço e fadiga.Um autêntico boost de energia!

Bem-estar: esta combinação do ferro e da vitamina B3 tem também um impacto muito positivo na regulação da nossa função psicológica e ainda no funcionamento do nosso sistema nervoso.Um “anti-stress” natural, portanto!
Sistema imunitário: o ferro também é um mineral muito importante para a formação normal de glóbulos vermelhos e de hemoglobina, essencial para o transporte de oxigénio pelo organismo e contribui também para o normal funcionamento das defesas do organismo.

Controlo do peso: a pitaya é uma fonte de fibras solúveis, podendo por isso ajudar no processo de manutenção do peso, promovendo a sensação de saciedade.

Ossos fortes: esta é uma fruta que nos fornece cálcio, magnésio e fósforo, minerais muito importantes para o fortalecimento dos nossos ossos e dentes.

Mas afinal como é que a devemos consumir?

A resposta é simples: como a maioria dos frutos… Ou seja, de muitas e varias formas! Apesar de, preferencialmente, devermos consumi-la na sua forma natural, podemos também utilizá-la em receitas de sumos, batidos, gelados e até de doces e geleias!

Ah, e na hora de escolher a fruta do dragão perfeita procurem pela que tenha vermelha ou amarela (dependendo da variedade da pitaya), uma cor brilhante e uniforme e com as folhas secas.
Depois de as comprar, deve conservar as pitayas num local seco e fresco. Depois de a abrir, podem conservá-la durante cerca de uma semana, selada, no frigorífico ou congelar a polpa.

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER