BlogMundo

Ucrânia vai entrar em estado de emergência

milenio stadium - UKRAINE-RUSSIA-CONFLICT
Citizens collect water from a well in the town of Schastia, near the eastern Ukraine city of Lugansk, on February 23, 2022, after the town’s pump stations were knocked out of power by shelling. (Photo by Anatolii Stepanov / AFP)

 

O Conselho de Segurança da Ucrânia pediu hoje que seja instaurado um estado de emergência no país face aos receios crescentes de uma iminente invasão russa.

“O parlamento ucraniano deve ratificar esta decisão nas próximas 48 horas”, disse o secretário do Conselho de Segurança e Defesa Nacional, Oleksiï Danilov, após uma reunião desta estrutura.

Nos termos desta decisão, as autoridades poderão “reforçar a proteção” da ordem pública e das infraestruturas estratégicas, “limitar a circulação dos transportes” e reforçar as verificações de veículos e documentos dos cidadãos, especificou Danilov.

“Estamos prontos para tudo”, garantiu o responsável.

A Ucrânia já tinha anunciado hoje a mobilização de militares na reserva, dos 18 aos 60 anos, e apelado aos seus cidadãos para saírem da Rússia, país que Kiev e o Ocidente acusam de estar a preparar uma ofensiva em grande escala em direção ao território ucraniano.

Moscovo, que concentrou pelo menos 150.000 soldados nas fronteiras com a Ucrânia, de acordo com os ocidentais, reconheceu no início desta semana a independência de dois territórios separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, as autoproclamadas repúblicas de Donetsk e Lugansk, e mobilizou forças para as duas regiões para alegadas missões de manutenção da paz.

“Temos de reagir aos acontecimentos dos últimos dois ou três dias na Rússia”, defendeu Danilov.

A decisão de reconhecer os territórios separatistas no leste ucraniano, anunciada na segunda-feira pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem sido contestada pelos países ocidentais.

Em reação, vários países, como os Estados Unidos e o Reino Unido, e organizações, nomeadamente a União Europeia (UE), já anunciaram sanções económicas contra Moscovo, que tem negado qualquer intenção bélica em relação a Kiev.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER