BlogVítor M. Silva

Trump não é solução, é problema

jon-tyson-WeK_Wc2b0Aw-unsplash - milenio stadium

 

 

À hora a que escrevo este artigo é praticamente certo que os democratas devem perder as eleições intercalares nos Estados Unidos da América. Perdem com o melhor resultado de quem está na Presidência desde 1998. Os resultados para os republicanos são bons, mas estão muito longe de ser excelentes. O problema dos republicanos chama-se Donald Trump e, claramente, não é um problema unicamente dos Estados Unidos. O rolo compressor “Vermelho” (leia-se republicano) não só não se confirmou, como a disputa pelo Senado ainda continua praticamente empatada.

Uma boa notícia para a democracia é a reeleição do republicano Ron De Santis. Não é que eu concorde com muitas das suas ideias, mas pelo menos não é mais um político de extrema-direita como o seu possível adversário Trump. O facto de De Santis ter ganhado com uma margem folgada, comparada com a sua última eleição, dá-lhe uma legitimidade diferente para a sua mais que anunciada candidatura aos republicanos. A grande multidão que este vencedor teve na noite eleitoral quando anunciou a sua vitória é demonstradora da mola de apoio que este vai tendo. Ao dizer “mais dois anos” no seu discurso todos percebemos que ele irá renunciar ao cargo de governador para lutar pelo sonho de ser o Presidente dos Estados Unidos da América. Mas a luta com Trump já começou e o ex–Presidente já disse que um dia iria contar tudo o que sabia sobre De Santis, em tom de ameaça e, bem a seu jeito, no dia seguinte disse que a vitória do nosso Governador De Santis “também me pertence”.

Embora Trump não tenha concorrido para Governador em nenhum estado, o seu nome pairava no ar, mas teve algumas derrotas, principalmente a meu ver a vitória de De Santis é uma derrota para Trump, ponto final.

Não tenho dúvidas que o anúncio do próximo dia 15 servirá para Trump dizer que será candidato a Presidente dos Estados Unidos da América – que triste notícia para a América e para o mundo.

Mas não podemos dizer que os Democratas ganharam, seria errado. No entanto, a vitoria dos Republicanos não foi de modo a dizer que as próximas eleições presidenciais estão ganhas por estes, longe disso. O que muitos queriam que fosse uma passadeira vermelha para Donald Trump transformou-se numa onda de incertezas. Os 154 milhões de americanos escolheram dar dois anos para pensarem melhor se deve ser um Democrata a continuar na cadeira da Presidência ou um republicano. Para já ninguém tem passadeira, nem vermelhas, nem azuis. Não fica na história nenhuma projeção para daqui a dois anos, fica sim a realidade das eleições mais caras da história dos EUA, com um gasto de 16 biliões de dólares. Que contrassenso nos difíceis tempos económico-financeiros que vivemos. Que bom seria ter Obama de novo…

“Não deve ser um democrata, ou um republicano, a dizer que não fazemos de certos grupos de pessoas nosso alvo por causa de sua aparência ou como rezam… Devemos enfrentar a discriminação e os demónios claramente e enfrentar inequivocamente simpatizantes nazistas… Quão difícil pode ser dizer que os nazistas são Maus?” – Barack Obama

Vítor M. Silva/MS

 

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER