BlogMundo

Três milhões de refugiados ao 20.º dia de guerra

MILENIO STADIUM - UCRANIA - REFUGIADOS

 

O número de pessoas que fugiram da Ucrânia devido à invasão russa atingiu os três milhões, incluindo mais de 1,4 milhões de crianças, anunciou um porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM).

“Chegámos à marca dos três milhões em termos de movimentos populacionais para fora da Ucrânia”, disse Paul Dillon, durante uma conferência de imprensa em Genebra, ao 20.º dia de guerra, citado pela agência francesa AFP.

Do número total de refugiados, mais de 1,4 milhões são crianças, segundo números do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), e 157 mil são nacionais de outros países que fugiram da Ucrânia, disse a OIM, presidida pelo português António Vitorino.

Polónia é o país que acolhe o maior número de pessoas que fogem da guerra desencadeada pelo presidente russo, Vladimir Putin. Segundo dados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e das autoridades polacas, cerca de 1,79 milhões de pessoas procuraram refúgio na Polónia até às 10.30 horas desta terça-feira.

A Roménia, a Hungria e a Moldova são outros países para onde fogem os refugiados, muitos dos quais continuam depois a viagem para outros lugares da Europa para se juntarem a familiares ou amigos.

A invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro, desencadeou uma crise de refugiados de rápido crescimento que a ONU considera ser a mais grave na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-45).

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER