BlogMundo

Sanções à Rússia causam maior inflação e mais custos energéticos na UE

milenios tadium - russia - sancoesmilenios tadium - russia - sancoes

 

A Comissão Europeia admitiu, esta quarta-feira, que as sanções da União Europeia (UE) à Rússia, com congelamento de ativos financeiros e expulsão da Rússia do Swift, terão “custos para economia” comunitária, como maior inflação e subida nos preços energéticos.

“As sanções europeias […] terão também custos para a economia da UE, mas, nesta fase, estes custos são difíceis de calcular de forma fiável”, declarou o vice-presidente executivo da Comissão Europeia Valdis Dombrovskis.

Falando em conferência de imprensa, em Bruxelas, no final da reunião do colégio de comissários, o responsável pela pasta de “Uma economia ao serviço das pessoas” apontou ainda assim que, “à medida que sanções mais profundas começam a estar em vigor, será possível ver uma série de cenários, por exemplo, uma inflação mais elevada, nomeadamente pressão sobre os preços da energia e um impacto adverso nos mercados financeiros”.

“O crescimento dos custos orçamentais diretos também vai continuar, mas vai certamente abrandar”, projetou Valdis Dombrovskis, vincando que “este é um preço que vale a pena pagar para defender a democracia e também as nações europeias para determinar o seu próprio destino”. “Do ponto de vista económico, nós […] somos fortes”, salientou.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER