BlogTemas de Capa

Restaurantes portugueses apostam no cabrito para esta Páscoa

 

cabrito-fin-christoforidis-15 - milenio stadium

 

O “Cabrito assado no forno”, além de ser uma das especialidades da cozinha tradicional portuguesa, marca invariavelmente presença nas mesas nacionais, em especial, ao almoço, no Domingo de Páscoa. A origem de tal costume perde-se no tempo, mas existem relatos de que as suas origens assentam em hábitos pagãos ancestrais, trazidos até nós através das influências judaica e muçulmana, que marcam, segundo alguns historiadores, a nossa identidade cultural.

Se é fã de cabrito ou de outras iguarias da gastronomia portuguesa e prefere comprar já feito nesta Páscoa, o Milénio Stadium deixa-lhe aqui duas propostas: “O Patio Churrasqueira”, localizado no 2255 Keele St e a “Churrasqueira Bairrada” que conta com três localizações na College, Dundas e St. Clair Avenue.

Beta Couto com o marido, proprietários do Patio Churrasqueira - milenio stadiumBeta Couto, que é natural de Pombal, Leiria, abriu “O Pátio Churrasqueira” há cerca de 11 anos e contou-nos que um takeout para uma família de quatro pessoas pode variar entre $30 a $40. “Vamos ter cabrito, alcatra com cogumelos, marisco, bacalhau, carne de porco à alentejana, leitão e polvo. Diria que para uma família de quatro pessoas duas doses devem chegar. Com $30 ou $40 têm direito a um prato de carne e outro de peixe com dois acompanhamentos à escolha”, disse.

Bela aprendeu a receita do cabrito com a sua sogra e vai preparar quatro na totalidade. Para sobremesa a lista de recomendações é bastante variada: “Recomendo natas do céu, mousse de maracujá ou bolo de bolacha. Para quem quer menos açúcar o doce de café também vai muito bem com o cabrito”, referiu.

Questionada sobre a preferência dos clientes pelo take out, que se tornou na única forma de sobrevivência para os restaurantes durante os últimos dois anos de pandemia, a empresária diz que as famílias, sobretudo ao fim-de-semana, ainda preferem comer no próprio restaurante. Num país onde o fast food faz parte das rotinas alimentares de muitos canadianos, os restaurantes familiares destacam-se pelo ambiente caseiro. “As nossas receitas são muito tradicionais, não trabalhamos com produtos congelados. Para a qualidade e a quantidade do que servimos, os nossos preços são acessíveis”, adiantou.

A empresária aproveitou para desejar uma “santa e feliz Páscoa” aos seus clientes, amigos e familiares e faz votos de que a pandemia de Covid-19 termine em breve para que o sector possa respirar de alívio.

Denis Pires,proprietário da churrasqueira Bairrada em Toronto - milenio stadiumDenis Pires, gerente da Bairrada Churrasqueira, também vai servir o célebre cabrito, mas leitão, peru, bacalhau e frango também fazem parte do menu de Páscoa. “Estamos disponíveis para fazer outros pratos se os nossos clientes quiserem, só precisamos que façam a encomenda. Uma família de quatro pessoas pode encomendar frango por $25 e $40 de cabrito chega para duas a três pessoas. A nível de sobremesas temos o pudim flan, arroz-doce e a mousse de chocolate. Na sexta-feira Santa vamos fechar às 14H, no sábado estamos abertos até às 22H e no domingo fechamos à 13H.”, informou.

Cerca de 50% dos clientes das três localizações da Bairrada Churrasqueira são portugueses e de acordo com o empresário o take out aumentou cerca de 25% nos seus restaurantes. “As nossas receitas de leitão, frango e cabrito estão na família há mais de 50 anos. Os restaurantes familiares são confortáveis para levar crianças porque servimos doses mais pequenas para eles e para além disso eles podem estar a colorir enquanto aguardam pela comida. Mas notámos que o take out cresceu 25%, julgo que por causa da pandemia”, confirmou.
Há hora em que este artigo é escrito as três localizações ainda aceitam reservas para o sábado (16) por isso basta telefonar e assegurar o seu almoço ou jantar de Páscoa. As festas de batismo e crisma voltaram em força e o conselho de Denis é para que faça a sua reserva o quanto antes. A reabertura das esplanadas na Bairrada Churrascaria também está para breve e o grupo continua a recrutar funcionários. O grupo Bairrada também deseja aos seus clientes, amigos e familiares uma feliz Páscoa e espera que os clientes regressem aos restaurantes para confraternizar com as pessoas depois de dois anos de restrições pandémicas.

Independentemente do seu menu de Páscoa, celebre com os seus esta época e aproveite o melhor da gastronomia portuguesa.

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER