BlogTemas de Capa

Quantos dias faltam para a Páscoa?

 

 

A gravura que acompanha este artigo é bem o retrato do que se passa na Ucrânia. Estamos em tempo de Páscoa e uma das principais figuras que emerge neste tempo católico é a da “Pietà” – em português Senhora da Piedade – representada com o seu filho morto nos braços.

A Páscoa tem origem na palavra latina Pasha, que deriva do hebraico Pessach que significa passagem. Esta está ligada à viagem que está descrita no Antigo Testamento feita pelos judeus para se libertarem. Para quando a Pessach do povo ucraniano? E para quando o fim das batalhas sangrentas na Etiópia, Iêmen, Mianmar, Afeganistão e Síria onde já morreram milhares de civis? No Iêmen o conflito dura há 11 anos, com cerca de 250 mil mortos, e pasme-se, 2.3 milhões de crianças a passar fome.

Na Etiópia, desde 2020, começou uma guerra que ninguém parece querer ver e dizem que existem 9 milhões de etíopes a precisar de ajuda humanitária. Em Mianmar 25% das pessoas sofre problemas de nutrição e mais de 10.000 pessoas já morreram. No Haiti, no ano passado, mais de 800 pessoas foram sequestradas por gangues. Na Síria, o conflito deixou mais de 380 mil mortos, arrasou cidades e envolveu outros países estrangeiros. Mais de 200 mil pessoas estão desaparecidas – presume-se que morreram. No Afeganistão, desde 2001, nunca mais tiveram paz e já morreram milhares.

Infelizmente esta “Pietà” podia ter outros trajes típicos de tantos países, credos, religiões e raças. Não, não estamos a fazer nenhuma passagem. Continuamos escravos, continuamos em Quaresma. A Páscoa não pode chegar para uns e outros ficarem para trás. Onde estão os nossos governantes? Como a igreja nos pode pedir que celebremos a Vida quando temos tantos a morrer, tantos a sofrer?

Está na hora de dizer basta.
Hoje fico-me por aqui, porque o que escrevi já é demasiado extenso em sofrimento.

Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte. Até no riso o coração sente dor e o fim da alegria é tristeza.

Vítor M. Silva/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER