BlogTemas de Capa

Providence recebe IPMA e artistas de 9 países estão nomeados

IPMA 2022-2 - milenio stadium

 

Providence, nos EUA, vai receber no próximo sábado (23 de abril) a aguardada cerimónia anual dos International Music Portuguese Awards (IPMA). Ao todo 13 artistas lusófonos vão ser distinguidos em diferentes categorias e a cerimónia deve durar pouco mais de três horas. A informação foi confirmada ao nosso jornal por fonte da organização da 10.ª edição dos prémios.

A cerimónia começa com The Portuguese Kids, o conhecido grupo de comédia de luso-americanos que nasceu em Fall River, Massachusetts. O grupo vai fazer o público rir durante cerca de 20 minutos e depois às 19H começa oficialmente a cerimónia. Nos IPMA deste ano vão atuar Aurea, Jorge Ferreira, Paulo Gonzo, Calema, Xutos & Pontapés e Delfins. Os Calema, dupla musical dos irmãos naturais de S. Tomé e Príncipe, vão atuar a 20 de maio no Axis Club em Toronto inserido no programa das comemorações da Semana de Portugal 2022.
O Milénio Stadium não teve acesso à ordem de atuação dos artistas, mas espera-se que as interpretações sejam intercaladas com a atribuição dos prémios aos vencedores das 13 categorias. A apresentação dos prémios está a cargo da atriz Daniela Ruah que integra a série “NCIS Los Angeles” e do apresentador Ricardo Farias que é a cara do Portuguese Channel, o primeiro canal em língua portuguesa a emitir 24 horas por dia nos EUA, com sede em New Bedford, Massachusetts.
Artistas de nove países fazem parte do grupo de nomeados. Na categoria melhor vídeo de música do ano concorrem dois canadianos – Peter Serrado com “Lisbon” e Marito Marques com “Amor ao Longe” – e “Father, Son & The Holy Spirit)” de Jon Black Wolf & The Bandits (Portugal) e “Hashtag NotAlways” de Mourah (Suiça). Na categoria instrumental quatro nomeados: os canadianos i Tempo com “Up” e Sohayla Smith com “The Mermaid and the Sailor” e os portugueses Ricardo J. Martins com “Escapismo” e Marco Matos com “Perspectivas”.
Mas a lista continua. Na categoria melhor performance de música do mundo do Brasil Kelly Rosa com “Se Tu Quiser”; “Vamos Ser Felizes” de Cordeone (USA), “Bo Mistêr” de Diva Barros (Cabo Verde) e “Regresso (Live in Warsaw)” de Miroca Paris (Portugal). Para melhor performance tradicional estão indicados o canadiano Marito Marques com “Manjerico” e os portugueses Jacinto & António Bastos com “A Formiga No Carreiro”; Bolha com “Bailarina” e Cristina Clara com “Lua”.

No fado estão nomeados o canadiano Tony Gouveia com “A Vida Depois da Vida”, o americano Cordeone com “Bem Estar Interdito” e os portugueses Marco Oliveira com “Fado Sem Ti” e Inês de Vasconcellos com “Estou Bem”.

Para “Melhor Performance de Dança” competem dois americanos – Cee Jay Sena com “Sta Sabi (ft. Mito)” e Melo Musik com “Garota (ft Alex Ferrari)” e Lookalike com “Pensamento (Portugal) e Sukuri com “Star Sensation” (Espanha). Em rap/hip hop o canadiano Nick Souza com “Light Show”; o americano B. Magin com “Cala Boca”; o francês Don Falcon com “W.A.R.” e E.L.I.T.E. 4K com “Não Dá Mais (ft. MIC)” de Portugal.

Na categoria rock dois canadianos – Nelson Sobral com “In The Middle of The Night” e We Are Monroe com “Baby Love” – e os portugueses John Black Wolf & The Bandits com “Hey God I Am Feeling Better” e Duques com “Terra Água Fogo e Ar”. Em música popular dois americanos- BandFaith com “Saudades de Portugal” e Joey Medeiros com “Aventura”- e dois portugueses- Mike da Gaita com “Zé da Tasca” e Filipe Sequeira com “Só querem Tik Tok”.

Para música do ano o canadiano Marito Marques com “Amor ao Longe”; o americano Cordeone com “Bem Estar Interdito” e as portuguesas Inês de Vasconcellos com “Estou Bem” e Lookalike com “Pensamento”. Na categoria pop destaque para os canadianos Ruby Anderson com “I’m Done” e Marito Marques com “Amor Ao Longe”; três portugueses – “Incerteza” de Bruno Chaveiro; “Aurora” de Bruno Correia e “Dear God” de Mirza Lauchand – e “Sing a Sad Song” de Lyia Meta da Malásia.

A única categoria que não é votada pelos jurados é o prémio de escolha do público. Os nomeados deste ano são “Garota (ft. Alex Ferrari)” de Melo Musik (EUA); “Se Tu Quiser” de Kelly Rosa (Brasil); “A Formiga no Carreiro (ft. Paulo de Carvalho)” de Jacinta & António Bastos (Portugal) e “Terra Água Fogo e Ar” de Duques (Portugal).

Joana Leal/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER