
(Gonçalo Delgado/Global Imagens)
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, pediu, esta quarta-feira, aos países da UE que vacinem com uma dose de reforço todos os adultos, com prioridade para pessoas com mais de 40 anos.
A diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), Andrea Ammon, tinha antes pronunciado-se no mesmo sentido, recomendando uma dose adicional, tendo em conta o avanço do vírus em vários países da União Europeia – Alemanha, República Checa, Eslováquia e Hungria registaram esta quarta-feira máximos de novos contágios desde o início da pandemia. E na Suécia, a ministra da Saúde já anunciou um reforço da vacina para todos os adultos.
“Queremos convencer as pessoas a vacinarem-se”, escreveu Von der Leyen, no Twitter, salientando que a nova avaliação de risco do ECDC “é clara”. “Temos que aumentar a vacinação para controlar a pandemia”, frisou a representante, na mesma mensagem.
Além de ter reiterado a recomendação de reforçar a vacinação, a chefe do executivo comunitário concordou como a aplicação de medidas não médicas, como o uso de máscara e o distanciamento físico.
Na terça-feira, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que a doença covid-19 poderá provocar mais cerca de 700 mil mortes na Europa até à primavera se a tendência atual de contágios continuar.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários