BlogTemas de Capa

Portuguesa, com muito orgulho!

portuguesa - rosa bandeira - orgulho

 

 

Ancestry, 23andMe, Family Tree DNA são algumas das empresas que podem usar para fazer o teste do DNA.

Entre milhões de pessoas, também eu e mais três colegas da MDC Media Group decidimos fazer um teste na ancestry.com. Foi-nos pedida uma amostra de saliva e tivemos que fornecer alguns dados da nossa família onde respondemos diretamente no site do ancestry.com, tivemos que aguardar os resultados durante quatro semanas.

Por vezes questionamo-nos sobre as nossas ascendências e, só para tirar dúvidas ou para ficarmos dececionados, tentamos procurar saber mais sobre o assunto e eu não fiquei surpreendida com os resultados recebidos:

  • 49% portuguesa
  • 41% espanhola
  • 5% francesa
  • 4% irlandesa
  • 1% Norte de Africa

Compreende-se a percentagem alta de Espanha visto ser descendente de pais naturais de Arcos de Valdevez e de avô materno de Paredes de Coura, sendo estas vilas localizadas no norte de Portugal, já tão perto da Galiza.
Daí a razão de eu ser quase metade espanhola, e daí na minha terra natal haver tantas palavras espanholas e tantos costumes daquele país.

Afinal, tanto o português como o espanhol descendem do latim e tantas palavras são partilhadas, mas pronunciadas de uma forma tão diferente.

A ancestralidade pode ser simplesmente definida como ascendência ou linhagem de uma pessoa. Mas o que nos define mesmo é a nossa própria identidade!

Como somos uma combinação de tantos povos somos todos tão diferentes, mas no fundo temos todos as nossas crenças, a nossa cultura, os nossos costumes.

Nasci em Portugal, mas fui maioritariamente criada no Canadá, mas os meus pais fizeram questão que nunca me esquecesse das minhas raízes portuguesas, assim como as transmiti às minhas filhas e agora aos meus netos. Enquanto a vida assim me permitir transmitirei a cultura e tradições portuguesas para eles, para que também os possam passar futuramente. E que daqui a 300 anos os meus descendentes continuem com esta garra de serem Lusitanos.

Sou feliz por ser portuguesa!

Rosa Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER