BlogAmbiente

Plantas no quarto: Sim ou não?

Plantas no quarto:  Sim ou não-saude-mileniostadium
Créditos: DR

Sempre ouviu dizer que dormir com plantas no quarto faz mal? Então saiba que isso é um mito! Como diz o botânico Gilberto Kerbauy, se isso fosse verdade, “não haveria um único índio vivo na floresta da Amazónia!” Claro que existem plantas mais apropriadas para ficar no quarto.

Existem espécies de plantas que purificam o ar e aumentam os níveis de oxigénio, outras que contribuem para um sono melhor e tornarão as suas noites mais saudáveis e tranquilas. Quer saber quais?

Aloe vera

A conhecidíssima aloe vera tem um forte poder desintoxicante e anti-inflamatório. Além disso, esta planta, também conhecida como a babosa, é particularmente especial para ter em sua casa uma vez que elimina substâncias químicas contidas em produtos de limpeza. Sumariamente, ela purifica o ar do ambiente em que estiver. A aloe tem ainda uma propriedade bem interessante, é que ela comunica… à sua maneira! Quando a aloe vera está exposta numa área muito poluída, ela  desenvolve manchas castanhas e sinais de que algo está errado em termos de qualidade do ar. Significa que se a qualidade do ambiente do seu quarto não estiver boa, ela vai comunicar-lhe desta forma, então preste atenção!  Além de tudo isto, esta plantinha ainda tem imensas propriedades terapêuticas: o interior das suas folhas pode ser utilizado para tratar feridas, queimaduras e até é comestível! Pode adicionar aloe a smoothies ou outras receitas.

Mini palmeira

Aqui temos a mini palmeira ou a parlor palm. Ela é uma planta tropical e cresce em sombra parcial ou total. É ideal para espaços internos com pouca ou nenhuma luz natural. Na verdade, se esta planta apanhar muita luz vai ficar com as folhas queimadas. Portanto, mantenha a mini palmeira longe das janelas claras do quarto. Mas vamos aos benefícios que a parlor palm tem para nós. Há alguns anos, os investigadores da NASA fizeram um estudo sobre as plantas mais potentes para limpeza do ar e uma das mais bem cotadas foi esta espécie! E não é por acaso. A parlor palm é capaz de humidificar o ar, remover poluentes como o monóxido de carbono e ao mesmo tempo combate o bolor e bactérias.

Hera

Aqui temos a famosa hera, muito conhecida como english ivy. Atualmente, esta espécie está muito na moda no que diz respeito à decoração de espaços. No entanto, ela não é apenas bonita. Os cientistas dizem que a hera é excelente para a purificação do ar. Ela absorve toxinas muito perigosas para a nossa saúde. Estamos a falar de substâncias como o benzeno e o formaldeído. É certamente uma das melhores plantas para manter no seu quarto se quer garantir uma qualidade de ar superior. Já agora, se tiver por lá a sua aloe vera pode sempre confirmar se a english ivy está a fazer ou não um bom trabalho!

Espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge, ou snake plant, purifica o ar e aumenta os níveis de oxigénio. Esta é provavelmente a melhor planta para ficar no seu quarto. A espada-de-são-jorge absorve o dióxido de carbono e emite oxigénio durante a noite. Ou seja, essencialmente ela vai estar a fazer um trabalho de renovação do ar durante toda a noite, enquanto descansa. Então se precisa de melhorar a qualidade do seu sono e respirar mais facilmente, esta planta é sem dúvida uma boa aliada para si.

Lírio da paz

O lírio da paz, também conhecido como peace lily, é uma das plantas domésticas mais duradouras e populares para se ter no quarto. Isso tem uma razão, o lírio da paz consegue absorver substâncias prejudiciais à nossa saúde como o tolueno, xileno e também monóxido de carbono. Mas não fica por aqui. Ela ainda é capaz de absorver os vapores libertados pelo álcool, muito útil agora que estamos sempre a utilizar álcool para higienizar tudo, face ao Covid-19. Esta planta ainda absorve os vapores da acetona, muito usada em manicures. Uma outra vantagem é que as folhas brilhantes das peace lilies adaptam-se muito bem a situações de alta ou baixa luminosidade e as suas raízes toleram uma variedade de hábitos de irrigação. Aliás, os lírios da paz eliminam as dúvidas de quando regar. Eles murcham rapidamente quando estão com sede e também voltam rapidamente a animar-se quando recebem água. Se o seu quarto tiver janela, colocar o lírio da paz nas proximidades vai aumentar a produção de flores brancas, que duram várias semanas. Se o seu quarto for um pouco escuro e a floração parecer improvável, escolha a variedade de lírios da paz “dominó”, que tem uma folhagem em tons de branco, para iluminar ambientes com pouca luz.

Lavanda

Nesta lista não poderia faltar a lavanda, claro! Esta planta é por excelência calmante e sedativa. Ela é utilizada em inúmeros produtos, desde perfumes a chás e até medicamentos naturais para aliviar a ansiedade e ajudar com as insónias. Neste caso, só precisa de ter esta planta no seu quarto e ela vai naturalmente libertar o seu aroma suave no espaço, contribuindo para que tenha uma noite reparadora. Além disso, a lavanda dá flores de cor lilás lindíssimas, que também vão harmonizar o seu ambiente. À medida que a planta crescer pode ir podando os ramos extra e utilizar para fazer chá, incenso ou óleo essencial de lavanda. Só vantagens!

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER