BlogComunidade

PCCM quer bater recorde do Guinness de Maior Dança Folclórica Portuguesa

m - pccm - record - guiness

 

A tradição de danças folclóricas entre a comunidade portuguesa no Canadá tem uma forte presença. Mas quantas pessoas conseguimos reunir para dançar ao mesmo tempo? É o que vamos saber no próximo dia 5 de junho, quando o Centro Cultural Português de Mississauga (PCCM) vai tentar bater o recorde de Maior Dança Folclórica Portuguesa, numa iniciativa oficializada pelo Guinness World Records.

“O nosso comité está a preparar este evento com o slogan Dançar Para Quem Não Pode, o que significa que este será também um encontro solidário”, adianta Ricardo Santos, vice-presidente do clube. Além de tentar alcançar este recorde, o PCCM pretende “aumentar a consciencialização para as pessoas com limitações de saúde física, mental e ainda para a luta contra o cancro”. Por isso, parte dos fundos angariados nesse dia reverterão a favor de três instituições. “O preço de inscrição para dançar e fazer parte do evento é de $25 por pessoa e esse valor será destinado às despesas para hospedar o Guinness no local, para apoio à comunidade e os lucros restantes serão doados igualmente para a Canadian Cancer Society de Mississauga, a Luso Canadian Charitable Society e uma terceira instituição a ser confirmada”, revela Jorge Mouselo, presidente do clube.

Estas são organizações com as quais o PCCM tem mantido laços estreitos. Andrew Câmara, membro do clube e da organização da iniciativa, acrescenta que “já trabalhámos com esta sociedade (Cancer Society) em 2013. Infelizmente nesse ano perdi o meu pai para o cancro e já perdemos muitas mais pessoas da comunidade para esta doença, nomeadamente Tony De Sousa, que era presidente do clube. Por isso os fundos vão para apoiar quem mais precisa”.

Aquela que aspira ser a maior dança folclórica portuguesa do mundo tem o início da contagem oficial pelo Guinness World Records marcado para às 11:00am. “Se tudo correr bem, ao meio dia vamos ter o certificado de que conseguimos alcançar esse recorde”, diz Ricardo Santos.

O dia será preenchido com uma variedade de atividades, incluindo arte ao vivo, ou seja, artistas que vão estar a fazer pinturas, entretenimento, sorteios, networking e outras surpresas que o PCCM promete estar a preparar para esta data especial. “Vamos ter as nossas portas abertas durante o dia com música, outros clubes que virão com os seus ranchos e que poderão fazer algumas atuaçōes, teremos food trucks e uma boa oportunidade de convívio”, conta-nos Jorge Mouselo em tom convidativo.

A data do evento não foi escolhida ao acaso, pois coincide com o início ao Mês do Património Português no Canadá e que, diz a organização, “colocará Mississauga num palco global, pois convidámos comunidades de toda a província do Ontário” para participar.

O PCCM convida todas as pessoas a inscrever-se nesta iniciativa, independentemente da sua origem cultural: “Queremos que todos participem, as inscrições estão abertas para todos em geral, português ou não. Este evento não é só para nós portugueses mas sim para todas as comunidades e para o Canadá em geral”, diz Jorge Mouselo.

Andrew Câmara lembra que “as inscrições devem ser feitas, de preferência, até 60 dias antes do evento para que a organização possa gerir melhor o número de pessoas presentes”. “O recorde atualmente está em cerca de 750 pessoas, por isso o nosso objetivo é ultrapassar esse número, com umas 850 pessoas, penso que é um número razoável. Mas se conseguíssemos 1000 pessoas era muito, muito bom”, conta Jorge Mouselo.
Para se inscrever visite o website www.pccmississauga.ca e clique no slider com o nome GWR Official Attempt.

Telma Pinguelo/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER