BlogPortugal

Palavras de gratidão na chegada de quase 300 ucranianos a Portugal

milenio stadium - ucranianos - portugal
Ukrainian refugees disembark from an aircarft, chartered by the Portuguese NGO “Ukranian Refugees UAPT”, after landing at Figo Maduro airport in Lisbon on March 10, 2022. – 260 Ukrainian refugees arrived in Lisbon today, on board a flight chartered by the Portuguese NGO “Ukranian Refugees UAPT” and with the support of the Portuguese government. The UN says at least 2.2 million people have fled Ukraine, with more than half now in Poland. (Photo by Patricia De Melo MOREIRA / AFP)

 

Um voo humanitário chegou esta quinta-feira a Portugal com 260 ucranianos que fugiram da guerra. Mulheres, idosos, crianças e 18 bebés de colo aterraram em terra segura graças à determinação de dois empresários que, em oito dias, imaginaram e puseram em marcha este plano pautado de bravura. Para trás, ficou a destruição e quem luta pela sua terra. “Obrigado”, ouviu-se à chegada. Nos próximos dias será anunciado um novo voo humanitário.

A coragem destes dois empresários tornou possível trazer quase 300 ucranianos para Portugal. Através da associação que criaram, Ukrainian Refugees, e com a ajuda da EuroAtlantic, autarquias, instituições, empresas e do próprio Governo, foi possível concretizar o plano em duas fases.

O avião partiu de Lisboa na quarta-feira rumo a Lublin, na Polónia, transportando cerca de 30 toneladas de equipamento, medicamentos e outros bens essenciais. Uma vez descarregado, o avião humanitário trouxe ucranianos e até animais para terras lusas, onde aterrou pelas 13.30 horas desta quinta-feira.

Um dos empresários, ucraniano, chegou a Portugal em 2003. Hoje, foi a sua vez de ajudar o seu povo a construir uma vida nova. Um dia, disse, crescerá uma árvore desta semente de ajuda que Portugal plantou. “Hoje eu quero agradecer a todo o Portugal”, afirmou.

Das cerca de 300 pessoas que chegaram ao Aeroporto Figo Maduro, uma centena tem família em Portugal e será acolhida em casa de familiares. As restantes serão encaminhadas para diversos pontos do país, onde terão direito a cuidados médicos, alojamento e apoio dos serviços públicos. É um novo começo. Indesejado, porém necessário.

 

milenio stadium - ucranianos - portugalmilenio stadium - ucranianos - portugal
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), fala aos jornalistas após receber refugiados Ucranianos, no Aeroporto de Figo Maduro em Lisboa, 10 de março de 2022. RODRIGO ANTUNES/LUSA

 

A Embaixadora da Ucrânia em Portugal, Inna Ohnivets, agradeceu, em nome do povo ucraniano, a solidariedade de Portugal. “Vamos continuar a nossa cooperação com o governo português no acolhimento dos refugiados ucranianos”. “Sinto que o povo ucraniano e o povo português são irmãos, são amigos”.

Para o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que esteve na receção aos ucranianos, este feito “é o retrato de Portugal naquilo que tem sido a sua presença ao lado da Ucrânia”. Marcelo fez saber que, nos próximos dias, será anunciado um voo humanitario semelhante. Mariana Vieira da Silva, ministra do Estado e da Presidência, que também esteve no aeroporto de Figo Maduro, acampanhou Marcelo. Este “dia muito feliz” foi um “exemplo da forma como a sociedade portuguesa se está a organizar para acolher refugiados ucranianos”, disse.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa e de Mariana Vieira da Silva, esteve na receção aos ucranianos Francisca Van Dunem, ministra da Administração Interna, e Inna Ohnivets, embaixadora da Ucrânia em Portugal.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER