BlogCanadá

Orçamento 2022 revela milhares de milhões em novas despesas “específicas” e défice previsto de $52.8 mil milhões de dólares

milenio stadium - canada web1_220407-CPW-Budget2022-31B-in-new-spending-Freeland_1

 

O novo orçamento federal de 2022 inclui $60 mil milhões de dólares em novas despesas ao longo dos próximos cinco anos para, segundo o governo, construir a economia, ao mesmo tempo que continua a reduzir o défice.

Desde a abordagem da acessibilidade da habitação, até ao apoio aos militares canadianos face à instabilidade global devido à guerra da Rússia na Ucrânia, e o cumprimento de compromissos políticos progressivos que ajudam a mantê-los no poder, o orçamento federal apresentado na quinta-feira (7) pela vice-primeira-ministra e ministra das Finanças, Chrystia Freeland, descreve como os liberais se propõem a conduzir a economia canadiana através de uma inflação persistente, afastando-se ao mesmo tempo da era pandémica de gastos massivos de estímulo económico.

O orçamento propõe $9,5 mil milhões de dólares em novas despesas líquidas para o ano fiscal de 2022-23 e as maiores rubricas são focadas em habitação, reconciliação indígena, economia limpa e defesa nacional, enquanto também prevê receber mais de $2 mil milhões de dólares em esforços geradores de receitas.

O orçamento – intitulado “A Plan to Growing Our Economy and Make Life More Affordable” – mostra que o défice federal está projetado em $113,8 mil milhões de dólares para o ano fiscal de 2021-22, abaixo dos $144,5 mil milhões de dólares estimados na última atualização fiscal. Nos anos seguintes, o défice deverá também ser reduzido em relação às projeções anteriores, com o défice de 2022-23 estimado em $52,8 mil milhões de dólares e diminuindo todos os anos seguintes para $8,4 mil milhões de dólares até 2026-27.

A ministra das Finanças sublinhou que o PIB cresceu e regressou aos níveis pré-pandémicos antes do previsto graças ao investimento do governo para manter as empresas abertas e os trabalhadores na folha de pagamentos.

O documento de quase 300 páginas vai, segundo Freeland, “impulsionar o crescimento (…), investir na transição para a economia limpa (…) e investir na produtividade”. Os Liberais dizem que o orçamento é responsável, mas a líder interina do PC, Candice Bergen, acusa o governo de continuar a gastar de forma irresponsável.

O plano de gastos inclui $10 mil milhões de dólares para habitação e $8 mil milhões de dólares em defesa, o que vai aproximar o investimento do Canadá dos 2% do seu PIB, tal como a NATO pediu aos aliados. Para aceder ao pedido do NDP em troca de apoio para passar o orçamento do governo minoritário, o documento inclui ainda a primeira fase de um programa nacional de cuidados dentários. Primeiro vão ser reservados $5,3 mil milhões de dólares ao longo de cinco anos e depois $1,7 mil milhões de dólares para a Health Canada. O programa vai pagar cuidados dentários a famílias com rendimentos anuais inferiores a $90.000.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER