BlogTemas de Capa

Opinião de um homem sobre mulheres

 

milenio stadium - mulheres

 

As mulheres serão sempre a melhor e mais perfeita invenção desde a criação do Universo. Aproveito para fazer uma homenagem às mulheres ucranianas lembrando o que está escrito na Ilíada, sobre as guerreiras, conhecidas por amazonas, que vinham das terras do sul da Ucrânia, o que demonstra a força e determinação que estas possuem e bem precisam nestes tempos de guerra. Gostava de dizer que a luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres são coisa da Idade Média. Infelizmente não o são, e admito que são assuntos que continuam a ter de ser falados, bem como a violência doméstica. Esta aberração da violência doméstica é tão antiga quanto as relações humanas e tarda a desaparecer completamente.

Não sou dos que acham que só por ser mulher se tem direitos. Direitos têm todos os seres humanos. Mulheres e homens são seres humanos iguais, que aproveitam as suas oportunidades pela sua inteligência, integridade, sensatez e tantos outros atributos que terão de ser o que faz a diferença, da maneira como a sociedade os vê e escolhe. Pode parecer uma frase feita, mas o Dia Internacional da Mulher deveria ser comemorado todos os dias do ano, lutando contra as desigualdades, as discriminações e as injustiças. Todos devemos ter direito às mesmas oportunidades à igualdade no trabalho e na vida, nas diferentes associações culturais, sociais e políticas.

Gostava de ver mais representatividade feminina na nossa sociedade. Temos um bom exemplo vindo de Portugal.

ntónio Costa, tudo leva a crer, entregará as pastas ministeriais com mais responsabilidade a duas mulheres. Estas são dois conceituados quadros da política portuguesa – falo de Ana Catarina Mendes e de Mariana Vieira da Silva. Discute-se ainda a possibilidade de uma mulher ser presidente da Assembleia da República sendo o nome de Edite Estrela apontado como forte possibilidade.

Em muitos países, por esse mundo fora, ainda é necessário apoiar e incentivar políticas que: valorizem o trabalho; terminem com as grandes diferenças salariais; ponham fim de uma vez à precariedade; implementem horários de trabalho justos; nunca permitam que se deixem de cumprir os direitos de maternidade, bem como os da paternidade já agora; que garantam que a idade da reforma é um direito e garantida a todas e a todos. Em alguns estados as mulheres ainda não têm acesso à saúde, à justiça, à segurança social, à educação. Se for a vontade destas trabalharem, os seus filhos terão que ter acesso a creches. E quando a idade já for avançada, estas senhoras têm que ter acesso a locais que as possam acolher com dignidade, com o pleno direito a terminarem os seus dias com felicidade. A prostituição, que põe em causa todos os valores do ser humano, deveria ser erradicada, devendo ter os governos a responsabilidade de dar condições económicas e sociais para que as mulheres mais pobres não tenham sequer de pensar em seguir esta estranha forma de vida. A inteligência não tem sexo!

Vivemos aqui no Canadá numa sociedade onde o preconceito não existe, como noutros países, e admito que o mundo tem mudado, mas muito, ainda muito, tem de ser feito para que a posição da mulher dentro das sociedades, das empresas, das famílias e das próprias religiões seja alicerçada, não por ser mulher, mas pela sua capacidade. Foram muitos séculos com maneiras de fazer e pensar erradas, começando pela educação ministrada de diferentes formas para o masculino e o feminino. Atrás referi-me ao ensino oficial estatal, mas esta ideia errada também é passada de mãe para filha, por gerações e gerações, acreditando as filhas que aquele triste destino de ficar em casa a cuidar do marido e dos filhos, por exemplo, é o que é certo e inevitável.
Em jeito de conclusão digo que tenho uma enorme admiração pelas mulheres, e aquelas que tenho na minha vida são de uma qualidade ímpar. A mulher carrega a força da natureza em si. Ela tem o poder de gerar uma vida e isso, só por si, a define.

Vítor M. Silva/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER