BlogTemas de Capa

O segredo para o sucesso

MILENIO STADIUM - SUCESSO - LILIANA FILIPA

 

Nada lhe caiu no colo – Liliana Filipa é hoje uma mulher bem-sucedida, empresária, influencer e mãe que fez do que muitos acreditavam ser uma fraqueza o ponto de partida para o sucesso.

Depois de, em 2014, ter participado num reality show português, Liliana experimentou muito daquilo que todos – ou a grande maioria – daqueles que se aventuram nesta experiência denunciam: a discriminação. Um participante de reality show era – e ainda o é, em certa medida – imediatamente associado a alguém com poucos estudos, pouco inteligente, fútil, sem sonhos ou ambições.

Quem tal pensou em relação à Liliana não poderia estar mais enganado: formou-se em Design e criou a sua própria marca de moda, em nome próprio e feita em Portugal, com várias linhas desenhadas pela equipa e que conta já com produtos na área do calçado, beleza, acessórios, roupa fitness, de dia a dia e ainda de swimwear.
Dona de uma enorme beleza que não deixa ninguém indiferente, Liliana foi também já capa da revista Women’s Health e partilha com os seus quase 800 mil seguidores no Instagram pedaços da sua vida e conquistas, entre elas a distinção, pela revista Forbes, de um nono lugar numa lista dos maiores influenciadores digitais portugueses, terceiro lugar entre personalidades femininas.

Nesta edição do jornal Milénio Stadium, onde procurámos histórias de mulheres inspiradoras e que, de alguma forma, moldam o mundo, quisemos conhecer melhor a Liliana que, bailarina que (também) é, continua, dia após dia, a “sambar na cara das inimigas”.

Milénio Stadium: Num primeiro momento, a Liliana tornou-se conhecida pelo grande público graças a uma participação num reality show português. Apesar da mentalidade já ter mudado um pouco nos dias de hoje, ainda há sempre algum tipo de discriminação em relação às pessoas que concorrem e participam neste tipo de programas. No entanto, no caso da Liliana, a projeção que conseguiu com a sua participação foi usada, digamos assim, para se tornar numa empresária de sucesso. Como é que foi todo esse processo?
Liliana Filipa: Foi um processo muito orgânico. Há ainda, efetivamente, algum tipo de preconceito com os reality shows mas com o tempo consegui criar uma comunidade forte e coesa e isso começou a transparecer cada vez mais para as marcas e empresas que se queriam juntar a mim para trabalhar.

MS: A Liliana é licenciada em Design e já criou duas marcas de moda, para além do sucesso que faz nas redes sociais onde conta com mais de 700 mil seguidores. A perseverança é a chave para o sucesso?
LF: A perseverança é a chave para o sucesso sim. O querer sempre mais e construir cada vez melhor. Não foi e continua a não ser um percurso fácil, mas é sem dúvida muito desafiante. Cada dia é um desafio mas coloco constantemente metas a mim própria para objetivos que ainda quero atingir.

MS: Do reality show de que falávamos há pouco surgiu também uma relação que se mantém até aos dias de hoje – a Ariel e o Santi são o fruto desse amor. Como é que se conjugam estes três papéis que a Liliana desempenha em simultâneo de empresária, influencer e mãe?
LF: Como disse em cima, faz parte do desafio! Ser mãe foi a melhor decisão que tomei na minha vida e na verdade são os meus filhos que me dão força para querer fazer sempre mais para lhes poder proporcionar tudo.

MS: Nas redes sociais a Liliana mostra muito do que é o seu dia a dia – entre trabalho, viagens, partilhas de momentos carinhosos com os seus filhos e coisas mais banais do dia a dia. Muitos se identificam com a Liliana, outros tantos desejam uma vida igual ou parecida… e depois há os outros que apenas criticam. Como é que lida com isso?
LF: Houve momentos em que as críticas me deixavam muito triste, porque de certa maneira acabava por assimilar o que as pessoas diziam. As pessoas conseguem ser muito más nas redes sociais. Mas agora já não ligo. As críticas construtivas uso-as para crescer e evoluir e agradeço que as façam, mas críticas gratuitas sem sentido algum neste momento já não me atingem. Estou muito certa do caminho que quero seguir.

MS: Sentiu que durante toda esta jornada alguma vez puseram em causa o seu potencial? Ser mulher ainda continua a ser um “obstáculo” para o sucesso?
LF: Sem dúvida que ser mulher e jovem continua a ser um obstáculo, principalmente no que toca às marcas. A indústria portuguesa é muito competitiva, somos um país pequeno, e parece que não levam a sério uma mulher jovem empresária.

MS: Ainda tem sonhos por realizar?
LF: Sim, claro que sim! Tenho imensos sonhos por realizar!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER