Augusto BandeiraBlog

O crime é grande, mas a justiça é muito pequena

 

handcuffs-on-jail-cell-closed-metal-bar-door-pris-2022-12-16-12-08-43-utc

 

A ser verdade é uma vergonha para a justiça portuguesa. Quando um cidadão, a exercer funções públicas, decide cometer algo a favor próprio, que seja em milhões que nunca será julgado, porque se for em tostões são julgados e pagam tudo na cadeia.

Quando ouvi a notícia fiquei um pouco admirado, mas no fundo e como se vinha arrastar era de esperar. Como o crime foi muito grande, a minha opinião vai ser reduzida e muito breve.

É verdade sim, a vergonha é tanta que as coisas foram cozinhadas para que tudo terminasse assim, não tenham dúvidas. É isto que irrita alguma gente e com muita razão. Esta é a realidade de um país onde um pobre a passar fome e que roube uma peça de fruta para comer é julgado e envergonhado na praça pública. Outros por esquecimento ou falta de dinheiro, não pagam a fatura da luz, logo de seguida cortam-lhe a eletricidade. Se não pagam o IMI colocam a casa à venda, não importa o valor… agora reparem na última noticia sobre alguém que se apoderou de milhões, segundo a investigação apurou. Pelo facto de haver o prazo de três meses para contestar a decisão judicial e os 120 dias para apresentar um eventual recurso não dá tempo para que haja uma decisão, por isso, tudo vai prescrever e assim José Sócrates não vai ser julgado. É uma injustiça e uma vergonha para um país como o nosso, para quem já se esqueceu, o antigo primeiro-ministro, José Sócrates, cometeu uma série de crimes por falsificação de documentos. Estes crimes estão relacionados com o apartamento de Paris e prescrevem em 2024 e outro relacionado com a tese de doutoramento de Sócrates, segundo notícias vindas a público recentemente, prescrevem logo no início de 2025, pelo que é impossível ter uma decisão de primeira instância até lá, devido ao tamanho dos processos e dos recursos.

O crime, o processo é grande, mas a justiça é muito pequena. Para quem não se lembra, José Sócrates foi detido em 2014 e esteve preso preventivamente em Évora. É o principal arguido na Operação Marquês, mas a justiça não consegue levar este senhor a julgamento. Que exemplo se está a dar às novas gerações, quando já devia estar atrás das grades, por isso mesmo é que o pobre cada vez está mais pobre.

Agora como já sabem que quem desvia milhões só paga tostões, quando alguém decidir fazer algo parecido mais vale ser grandes quantidades porque não será julgado e se pagar, será o favor a alguém, mas não o crime cometido.

Isto reflete-se no que é o nosso país – há dois tipos de justiça: uma para os ricos e outra para os pobres, o pobre paga, o rico nem a julgamento vai. O cozinhado foi também preparado que o homem anda a passear pelo Brasil, e eu vou pensar como fazer para o futuro.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER