BlogMundo

Moscovo anuncia cessar-fogo em Mariupol

MILENIO STADIUM - RÚSSIA - MARIUPOL

 

O Ministério da Defesa de Rússia anunciou esta quarta-feira à noite um “regime de silêncio”, ou um cessar-fogo local, a partir das 10 horas de quinta-feira (8 horas em Portugal continental), para retirar civis da cidade ucraniana cercada de Mariupol.

Esta medida deverá permitir a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporizhzhia com escala no porto de Berdiansk, sob controlo russo.

“Para que esta operação humanitária seja bem-sucedida, propomos realizá-la com a participação direta de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV)”, lê-se num comunicado governamental.

O Ministério da Defesa russo também pede que Kiev garanta o “respeito incondicional” deste cessar-fogo local através de uma nota escrita enviada ao Kremlin, ao ACNUR e ao CICV.

Moscovo também exige que o Exército ucraniano se comprometa a garantir a segurança dos comboios de autocarros que irão viajar pela rota definida.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER