O Ministério da Defesa de Rússia anunciou esta quarta-feira à noite um “regime de silêncio”, ou um cessar-fogo local, a partir das 10 horas de quinta-feira (8 horas em Portugal continental), para retirar civis da cidade ucraniana cercada de Mariupol.
Esta medida deverá permitir a abertura de um corredor humanitário para a cidade ucraniana de Zaporizhzhia com escala no porto de Berdiansk, sob controlo russo.
“Para que esta operação humanitária seja bem-sucedida, propomos realizá-la com a participação direta de representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV)”, lê-se num comunicado governamental.
O Ministério da Defesa russo também pede que Kiev garanta o “respeito incondicional” deste cessar-fogo local através de uma nota escrita enviada ao Kremlin, ao ACNUR e ao CICV.
Moscovo também exige que o Exército ucraniano se comprometa a garantir a segurança dos comboios de autocarros que irão viajar pela rota definida.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários