Augusto BandeiraBlog

Maio, 13 e 14, Ninguém pode ficar em casa!

 

toronto city hall

 

Há coisas que acontecem e tudo parece dar certo – 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima, 14 de maio, Dia da Mãe, neste mesmo fim de semana celebram-se os 70 anos de imigração portuguesa no Canadá.

Este fim de semana que se aproxima vem em grande e com uma das celebrações mais esperadas da comunidade. É, sem dúvida, um acontecimento que se vem repetindo de 10 em 10 anos, assim se tem vindo a fazer, este ano um pouco especial, sem tirar o valor de outros. As cerimónias já tiveram início e vão continuar até ao final do ano, mas em grande destaque será este fim de semana, 13 e 14 de maio, por coincidência duas datas especiais, dia 13, celebrações da aparição de nossa Senhora de Fátima em Portugal, dia 14, celebra-se o Dia da Mãe por estes lados, sendo que Dia da Mãe é todos os dias, mas veio mesmo a calhar. No dia 13 há uma série de celebrações começando com a apresentação de livros ligados à emigração, o que acontecerá na Galeria dos Pioneiros, logo de seguida vai ser a vez do Portuguese Walk of Fame e da apresentação do monumento aos Pioneiros, que acontecerá na Camões Square na College e Crawford, e ao final do dia será o espetáculo único da mais conceituada fadista portuguesa – Mariza. Refira-se que esta fadista nunca cantou no Canadá para a comunidade portuguesa, em especial, será a primeira vez de muitas que o vai fazer. Este é um espetáculo que ninguém devia de perder.

Temos que nos habituar e começar a pensar em organizar espetáculos de qualidade, mas sempre com um custo, porque onde todos ajudam, custa menos e dá menos dores de cabeça, e também sempre com uma finalidade, como é o caso do espetáculo da Mariza, onde os lucros revertem para uma causa que muito vai enriquecer a nossa comunidade, que é o Magellan (Magalhães). Quando as coisas são organizadas com um fim deste tipo merecem respeito e apoio de todos em geral. Vai ser um dia 13 cheio de surpresas para todos. Reserve a data e apareça, um dos eventos é apresentação do monumento aos pioneiros, coisa de valor que muito vai valorizar todos os portugueses. Isto é só um cheirinho do que pode ver no dia 13 de maio.

Segue-se o dia 14 – um dia especial e para todos os gostos. Pela primeira vez a comunidade portuguesa vai ter a oportunidade de usar o espaço da “Nathan Phillips Square”, espaço este no recinto em frente à Câmara Municipal de Toronto. A língua de Camões vai ser ouvida a partir das 11 da manhã, no domingo, dia 14 de maio, com uma variedade de espetáculos. Não há custos, as entradas são grátis, e haverá espetáculos a não perder, desde cantores locais, ranchos folclóricos, arruada de bombos, tasquinhas com comes e bebes, artistas da comunidade a mostrar o seu talento, e um final de dia com a Bárbara Bandeira e o Pedro Abrunhosa. Sendo dia especial para todas as mães, o Pedro Abrunhosa de certeza não se vai esquecer de cantar uma das suas mais emblemáticas músicas com o título, “Para os Braços da Minha Mãe”.

Não há razão para se arranjar desculpas e dizer que é o Dia da Mãe, porque Dia da Mãe é todos os dias, ainda por cima este será especial, as mães terão um dia como nunca e cheio de alegrias com a variedade de espetáculos e diversidade de tasquinhas. Traga a sua mãe, o seu vizinho traz a dele, o seu amigo a dele vai trazer e as mães de todos nós podem desfrutar de uma tarde em grande ao ver pessoas que há muito não viam.

Ao mesmo tempo, todos nós temos o dever de agradecer aos pioneiros que nos abriram as portas deste excelente país, que nos dá qualidade de vida, conforto e mil oportunidades para quem as souber agarrar. Foram eles que sofreram e ajudaram em muito na construção desta linda cidade e, no próximo fim de semana devemos estar presentes para lhes agradecer o sofrimento que passaram. Chegaram cá sem saber a língua e não conheciam ninguém e conseguiram ultrapassar todas as dificuldades. Hoje ainda chegam muitos, mas está sempre alguém de braços abertos para os receber no aeroporto. No passado, assim não foi.

Por isso agradeça a qualidade de vida que tem hoje aos pioneiros e a forma mais simbólica é estar presente no dia 14, na Nathan Phillips Square. Traga os seus familiares, amigos, vizinhos e festeje o Dia da Mãe com a nossa comunidade, nas celebrações dos 70 anos de imigração portuguesa no Canadá.
Bom fim de semana e lá nos vemos.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER