BlogCanadá

Lares de idosos do Canadá têm o pior registo de mortes por COVID-19 entre as nações ricas

O Canadá tem o pior registo de mortes por COVID-19 em lares de idosos em comparação com outros países ricos. Os números constam do último relatório divulgado esta semana pelo Instituto Canadiano de Informações de Saúde. As mortes em lares de idosos no Canadá representaram 69% do número total de mortes devido à COVID-19, mais 28% do que a média internacional.

Lares de idosos do Canadá têm o pior registo-canada-mileniostadium
Créditos: DR.

Entre março do ano passado e fevereiro deste ano, mais de 80.000 idosos e funcionários testaram positivo para a COVID-19. Cerca de 2.500 lares tiveram surtos de COVID-19, o que levou à morte de 14.000 residentes.

O relatório conclui ainda que a pandemia fez com que os residentes dos lares tivessem menos cuidados médicos, menos visitas e fossem menos transferidos para hospitais, em comparação com os anos anteriores. As mortes nos lares que não estão relacionadas com a COVID-19 também aumentaram cerca de 19% a nível nacional e na província de Ontário as mortes tiveram um aumento de 28%.

O Instituto Canadiano de Informações de Saúde conclui que o país não estava bem preparado para a pandemia, ao contrário de outros países desenvolvidos. Ontário e Quebec foram as províncias canadianas que tiveram mais surtos de COVID-19 nos lares e na primeira vaga da pandemia cerca de 34% dos lares de Ontário e 44% dos lares do Quebec tiveram surtos de COVID-19. Alberta e BC tiveram menos surtos nos lares quando comparadas com o Ontário e o Quebec. A falta de pessoal nos lares parece ser um dos principais responsáveis pelo elevado número de surtos.

No Throne Speech do ano passado, o governo federal prometeu criar novos padrões a nível nacional para os lares de idosos, mas as novas regras ainda não entraram em vigor. 

CBC/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER