BlogFutebol

Jornada com menos golos desde o regresso a 18 equipas

MILENIO STADIUM - LIGA - PORTUGAL

 

Apenas 13 golos na 26.ª jornada são o pior registo desde 2014/15. Curiosamente, esta ronda invertida só rendeu 14 tentos na primeira volta.

A emoção do golo não quis nada com a jornada 26 da Liga. Nas nove partidas disputadas entre sexta-feira e segunda-feira, as redes balançaram apenas 13 vezes, ou seja, um golo a cada dois encontros, no pior registo desde que o escalão máximo do futebol português voltou a contar com 18 clubes, na temporada 2014/15.

Para o mau resultado em termos de finalização muito contribuíram os empates sem golos nos jogos Famalicão-Santa Clara e Belenenses SAD-Boavista, aos quais se somam as vitórias por margem mínima do Paços de Ferreira sobre o Arouca, do Vitória de Guimarães diante do Marítimo e do Gil Vicente no terreno do Braga. De resto, três encontros contaram com dois golos apontados: o empate a uma bola entre o Benfica e o Vizela a abrir a jornada e os triunfos, por 2-0, de Estoril e Sporting sobre Portimonense e Moreirense, respetivamente. A exceção à escassez de golos saiu do Dragão com o F. C. Porto a golear o Tondela por 4-0 e, assim, a marcar quase um terço de todos os golos da jornada.

Este emparelhamento de jogos já tinha resultado em poucos golos na primeira volta, na 9.ª jornada: 14. Na altura, o encontro entre Boavista e Belenenses SAD também acabou sem golos, e a partida entre F. C. Porto e Vizela também terminou com quatro golos, com vitória azul e branca por 3-1. Ainda assim, e contabilizando a totalidade da Liga, a temporada atual regista um crescimento de golos em relação à anterior, com 2,65 marcados por partida, contra os 2,42 em 2020/21 e 2,49 em 2019/20, aproximando-se dos valores de 2018/19, quando ambas as épocas terminaram com 2,7 golos marcados por jogo.

Três golos a partir do banco

Galeno, Fábio Vieira e Francisco Conceição saíram do banco do F. C. Porto e marcaram ao Tondela. Desde 2005/06 que tal não acontecia nos dragões, quando Quaresma, Alan e Hugo Almeida anotaram com o Rio Ave.

Conceição recordista

A vitória sobre o Tondela permitiu a Sérgio Conceição chegar aos 54 jogos consecutivos sem perder, tornando-se o treinador com melhor registo ao serviço dos azuis e brancos, ultrapassando Bobby Robson.

Pior registo do Moreirense

A derrota frente ao Sporting deixou o Moreirense no penúltimo lugar com 20 pontos, a pior pontuação dos cónegos na Liga à 26.ª jornada, com um ponto a menos dos 21 somados, em 2012/13 e 2016/17.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER