BlogPortugal

Joe Berardo reclama 900 milhões ao BCP, Caixa, BES e Novo Banco

milenio stadium - joe berardo

 

O empresário Joe Berardo apresentou uma ação judicial contra BCP, CGD, BES e Novo Banco.

De que se queixa Joe Berardo?

Berardo acusa BCP, CGD, BES e o Novo Banco de não o terem informado sobre o estado dos bancos e do sistema financeiro nacional antes de este ter pedido um empréstimo para comprar ações. Diz ainda que houve um “conluio” dos bancos com o Estado para se apropriarem “ilegitimamente” da Coleção Berardo.

Quanto reclama o empresário?

O empresário pede uma indemnização de 100 milhões pela “denegrição pública da sua imagem como empresário e como pessoa” e uma de 800 milhões para a Fundação José Berardo que se viu “despojada” para cobrir as dívidas contraídas junto dos bancos.

Quanto tem em dívida?

Berardo diz que as ações do BCP empenhadas já foram vendidas e que o dinheiro foi todo entregue para abater os créditos dos bancos, por isso considera que não tem qualquer valor em dívida. Entendimento diferente têm os bancos. Em 2019, a CGD, o BCP e Novo Banco entregaram uma ação executiva para cobrar dívidas de Joe Berardo de quase 1 000 milhões de euros.

or que foi detido e o que está a ser investigado?

Em junho do ano passado, após a detenção de Berardo e do seu advogado, a PJ explicou que o grupo de sociedades associadas a Berardo, “entre 2006 e 2009 contratou quatro operações de financiamentos com a Caixa Geral de Depósitos, no valor de cerca de 439 milhões de euros” que terá causado “um prejuízo de quase mil milhões de euros” à CGD, ao Novo Banco e ao BCP. Há suspeitas de administração danosa, burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER