BlogMundo

Guterres visita Moscovo e encontra-se com Putin na terça-feira

milenio stadium - guterres - putin

 

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, vai visitar a capital russa, Moscovo, já na próxima terça-feira, dia 26 de abril. 

A ONU avançou inicialmente que o encontro iria decorrer na segunda-feira, dia 25, mas a informação foi posteriormente corrigida para terça-feira, dia 26.

 

 

Também o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, anunciou a ida de Guterres ao país. “O secretário-geral da ONU, António Guterres, vai aterrar em Moscovo na terça-feira para conversar com o ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov. Também vai ser recebido pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin”, disse, em conferência de imprensa.

A visita surge dias após Guterres pedir que o presidente russo, Vladimir Putin, e o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, o recebam nas respetivas capitais, para discutir “passos urgentes” para travar a guerra. O pedido foi feito na terça-feira, através de cartas separadas entregues às Missões Permanentes da Federação Russa e da Ucrânia nas Nações Unidas.

A viagem de Guterres à Rússia acontece num momento em que o secretário-geral da ONU está a ser duramente criticado pela sua alegada passividade em tomar medidas concretas para travar a guerra na Ucrânia.

Esta semana, mais de 200 antigos dirigentes da ONU dirigiram uma carta a António Guterres, com um apelo para que seja mais proativo em relação a esse conflito.

Os signatários alertaram que, a menos que Guterres atue de forma mais pessoal para assumir a liderança na tentativa de mediar a paz na Ucrânia, as Nações Unidas arriscam não apenas a irrelevância, mas a sua existência continuada.

Os ex-funcionários, incluindo muitos ex-subsecretários da ONU, pediram que o atual secretário-geral se prepare para assumir riscos pessoais para garantir a paz, dizendo que as Nações Unidas enfrentam uma ameaça existencial devido à invasão da Ucrânia por um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.

Ao 58.º dia, a ofensiva militar russa na Ucrânia já matou quase dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. Há ainda mais de cinco milhões de refugiados.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER