
Foto Epa
O 62.º dia de guerra na Ucrânia amanheceu com o alerta, por parte da Rússia, de que há o “perigo real” de o conflito se transformar na III Guerra Mundial. Kiev diz que começaram ataques de guerrilha na Rússia. NATO e UE discutem apoio militar à Ucrânia em Ramstein, na Alemanha, e António Guterres chegou a Moscovo para reunir com Lavrov e Putin. A Moldova convocou o Conselho de Supremo de Segurança após explosões na Transnístria.
O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu um cessar-fogo na Ucrânia “o mais rapidamente possível”, ao chegar a Moscovo.
“O que mais queremos é encontrar os meios para criar as condições para um diálogo efetivo, para criar condições para um cessar-fogo o mais rapidamente possível”, afirmou Guterres antes de conversar com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, após o que tem marcado um encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, no contexto da ofensiva russa em curso na Ucrânia.
“Apreciamos o vosso desejo de ter outra ronda de conversações neste momento difícil”, disse Serguei Lavrov quando deu as boas-vindas ao secretário-geral das Nações Unidas.
JN/MS
Redes Sociais - Comentários