BlogMundo

Guterres critica “abdicação criminosa” de líderes face a alterações climáticas

MILENIO STADIUM - GUTERRES - CLIMA 49th session of the UN Human Rights Council in Geneva
epa09791236 UN Secretary-General Antonio Guterres is seen on a screen delivering a remote speech at the opening of the 49th session of the UN Human Rights Council in Geneva, Switzerland, 28 February 2022. The Russian invasion of Ukraine will be the main topic of the UN Human Rights Council session. EPA/FABRICE COFFRINI

 

O secretário-geral da ONU, António Guterres, criticou a “abdicação criminosa” dos dirigentes mundias na luta contra as alterações climáticas, face ao “sofrimento humano” que provocam.

Intervindo na apresentação do mais recente relatório do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas das Nações Unidas, António Guterres apontou o documento como um repositório do “sofrimento e uma acusação avassaladora ao falhanço dos líderes mundiais na luta contra as alterações climáticas”, sobretudo no que toca aos países com mais emissões poluentes.

“Quase metade da humanidade vive nas zonas de perigo, hoje e agora. Muitos ecossistemas atingiram o ponto de não retorno. Os factos estão aí e são inegáveis”, afirmou numa mensagem em vídeo, declarando que “esta abdicação de liderança é criminosa”.

António Guterres afirmou que “os culpados são os maiores poluidores mundiais, que pegam fogo à única casa” que a humanidade tem.

O responsável máximo das Nações Unidas referiu que o relatório contém duas verdades fundamentais: “o carvão e outros combustíveis fósseis estão a sufocar a humanidade” e “o investimento em adaptação às alterações climáticas está a resultar e salva vidas”.

No entanto, salientou que o volume de ajuda aos países em desenvolvimento é “claramente inadequado”, alertando que “perder tempo é morrer”.

“Sei que as pessoas em todo o lado estão preocupadas e zangadas. Eu também estou. É tempo de tornar esta zanga em ação“, defendeu.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Não perca também
Close
Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER