BlogTemas de Capa

Geringonça a dois

milenio stadium - Liberal Leader Justin Trudeau and NDP Leader Jagmeet Singh take part in the federal election English-language Leaders debate in Gatineau, Canada, September 9, 2021

 

Foi o que aconteceu para se manter no poder até 2025. Como se diz em bom português, quem tem “calças” tem medo.

Como aconteceu em Portugal, porque na política vale tudo, o primeiro-ministro Justin Trudeau decidiu unir laços com o NDP para se manter no governo até 2025, até ao final do mandato, sem que ninguém lhe tire os sapatos. Assim, formou uma geringonça a dois, entraram em acordo por três anos. Houve uma troca de favores, assim se pode chamar, entre os dois. Na minha opinião, não foi para isso que os eleitores votaram neles, agora há que aguentar a carga e esperar para as próximas ou pelos resultados deste casamento. A manter-se este acordo, temos Trudeau até 2025, temos que aguentar a carga e vamos continuar a ouvir as gaffes que ele vai deitando cá para fora, como fez recentemente e que deixou o Canadá, para muitos, com péssima imagem ao ter dito que a China em relação a vários países e a sua política relativamente aos direitos humanos são contraproducentes. Quis ele dizer que é o contrário do que parece ser, tipo não é o que se pensa, indiretamente deu um elogio na forma como politicamente são geridos os direitos humanos naquele país. Na minha opinião, estava melhor calado.
Calma eu não estou a dizer que só tem defeitos, ele chegou ao poder porque votaram nele, mas não sei se repararam, alguns países acabaram por lhe chamar coisas menos bonitas, o que só deixou o país mal visto. A Alemanha deu-lhe uma lição de moral, chamaram-lhe de tudo, indiretamente, em relação à aliança formada com o NDP. Este senhor tinha tudo estudado, talvez com receio de perder o poder optou por criar uma geringonça à moda do nosso primeiro-ministro português, quando não ganhou as eleições, mas ficou no poder. Tipo, não ganho de uma forma, mas ganho de outra. O poder já não era muito em questão de aprovação de propostas que apresentasse, e muito menos do orçamento, porque um governo minoritário sujeita-se a consequências e pode a qualquer momento ser obrigado a ir a eleições, bastava o orçamento não ser aprovado, automaticamente o governo fica sem poderes.

A ser um acordo como se tem ouvido falar o NDP ficou por cima porque exigiu, isto dito no bom sentido, em troca do acordo mais progresso em promessas de longa data, promessas que nunca seriam colocadas em prática se não fosse o que aconteceu. Não julguem que isto vai ser um mar de rosas, pelo meio alguém vai pagar mais, agora parece que vai dar ao cidadão canadiano coisas que se pode dizer, algumas delas essenciais para os que tem menos poder de compra, mas falta saber de onde vai sair o dinheiro. Quem vai pagar para dar o que se promete? Esperemos para ver este acordo do nosso primeiro-ministro, que foi feito para se manter no galinheiro.
O Trudeau ficou com um sorriso de orelha a orelha, porque tinha um governo incerto, agora o governo pode funcionar com estabilidade, fazer as coisas para os canadianos que sozinho seria impossível conseguir. Foi engraçado quando ele disse que não foi uma decisão fácil, todos sabemos que foi fácil para os dois, não foi preciso muito esforço. Todos sabemos que com o governo minoritário a qualquer momento podia-se ir a eleições e ele é que ficava mal na foto. Chamemos a isto um acordo de fornecimento e confiança, ambos concordaram que nos próximos três anos o governo vai lançar um programa de atendimento odontológico, “medicina e higiene dos dentes”, para os canadianos com menos poder de compra, a começar pelos menores de 12 anos já em 2022, e expandir para os menores de 18 anos, depois segue-se os idosos e pessoas com deficiência em 2023, tudo sem copagamento, isto é sem ter de se pagar pela consulta, para quem ganha menos de $70.000 por ano. A ser verdade o progresso do acordo vai continuar em direção a um programa nacional de produtos farmacêuticos, será aprovada uma Lei que favorece cuidados farmacêuticos, para acontecer até final de 2023, mas continua com outras promessas/exigências entre os dois. Tudo sem se saber de onde vai vir o dinheiro para tudo isto.

O povo canadiano vai ser contemplado com muitas regalias, a que só vão ter acesso aqueles que pouco gostam de trabalhar e isto pode vir a criar mais cidadãos a não procurarem trabalho para terem acesso a tudo que precisam, porque sendo assim quem trabalha paga para os que não gostam de trabalhar.
Por isso não esteja à espera de muito, se é dos que gosta de fazer pela vida, isto vai ser bom para alguns, mas esperemos para ver se tudo se vai concretizar e assim tão fácil como eles dizem.

Eu sugiro que continue a fazer mais e mais pela vida e não espere nada dos políticos.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER