BlogSaúde & Bem-estar

Esticar… e relaxar!

 

milenio stadium - esticar - oksana-taran-xB4ExGcUai0-unsplash

 

Acho que não há ninguém que, esporadicamente, não tenha uma “dorzita” de costas… Bem, as razões para tal acontecer são várias, mas na maioria das vezes a vida stressante que levamos, o constante estado de tensão e stress em que estamos e a má postura que adotamos (principalmente quando estamos no computador) são os nossos principais “inimigos” e os causadores deste mal. E é por isso que é muito importante tirarmos tempo para relaxar – e uma das melhores formas de o fazermos é… esticando-nos!

É que para além de diminuirmos o risco de lesões, se trabalharmos a nossa flexibilidade muscular e articular vamos também obter outros benefícios como a redução das tensões musculares, melhoria da nossa capacidade de coordenação e de consciência corporal e ainda um aumento da circulação sanguínea local, só para nomear alguns. Assim, hoje proponho-vos uma série de seis exercícios simples que para além de ajudarem a aumentar a nossa flexibilidade também contribuem para um maior estado de tranquilidade e relaxamento. De notar que a flexibilidade não é algo que se adquira de um dia para o outro: portanto, há que ter paciência e trabalhá-la diariamente!

milenio stadium - esticar - oksana-taran-xB4ExGcUai0-unsplash

 

Alongamento do gato

Apoiem-se sobre as mãos e joelhos (quatro apoios) inspirem, levantem o queixo e os quadris e olhem para cima. Após aguentarem essa posição durante uns segundos expirem e encolham a zona abdominal, levando novamente o queixo ao peito, contraindo os glúteos e arqueando as costas. (foto 1)

Joelho ao peito

Deitem-se com as costas no chão, dobrem a perna esquerda e segurem-na com as duas mãos um pouco abaixo do joelho. Levem o joelho ao peito, exercendo um pouco de pressão, e aguentem 20 segundos. Depois façam o mesmo com a perna direita!

 

milenio stadium - esticar - oksana-taran-xB4ExGcUai0-unsplash

Borboleta

Novamente sentados, coloquem um pé contra o outro e cheguem, lentamente, o tronco para a frente. (foto 2)

 

milenio stadium - esticar - oksana-taran-xB4ExGcUai0-unsplash

Alongamento de ombros

De pé, levantem o braço esquerdo à altura do ombro, apontando para a frente. Com a mão direita, puxem o braço esquerda em direção ao peito, pressionando e mantendo a posição durante 20 segundos. Repitam o exercício com o outro braço. (foto 3)

Alongamento dos quadríceps

Sentem-se no chão, com as pernas esticadas para frente. Depois dobrem a perna esquerda para o lado, colocando o calcanhar próximo da coxa. Devagar, deitem-se com as costas no chão, sem forçar. Tentem manter por 20 segundos e depois façam o mesmo com a outra perna.

 

milenio stadium - esticar - oksana-taran-xB4ExGcUai0-unsplash

Abertura de pernas com flexão lateral

Continuem sentados no chão mas desta vez afastem as pernas (esticadas) o máximo que puderem. De seguida estiquem o braço direito, em paralelo com a cabeça, e dobrem o tronco para o lado esquerdo, tentando ir de encontro ao pé esquerdo. Mantenham durante pelo menos 15 segundos e em seguida façam o mesmo para o outro lado. (foto 4)

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER