BlogSaúde & Bem-estar

Desinchar

MILENIO STADIUM - desinchar

 

Apesar de ainda estarmos no inverno, há muita gente que continua a sofrer de um mal muito típico do verão e dos dias em que as temperaturas estão mais altas: o inchaço causado pela retenção de líquidos. Isto porque o excesso de transpiração – entre outros fatores, é claro – contribui para o agravamento dos problemas de circulação, o que não raras vezes se traduz em retenção de líquidos. Para além do aspeto nada simpático, a retenção causa um enorme desconforto e uma sensação de pernas inchadas e pesadas. Continuem a ler para saberem mais sobre este pequeno grande mal e para ficarem a par de algumas dicas preciosas para o combaterem… Ah, e claro: partilhem com todos aqueles que precisam de ler este artigo!

Mais comum entre as mulheres, a retenção de líquidos resulta na “famosa” barriga inchada e também se manifesta em forma da nossa maior inimiga: a celulite! No entanto, e em casos mais graves, o acúmulo de líquidos pode também ser percebido no inchaço do rosto, pernas, tornozelos e pés.
Entre as causas mais comuns estão as alterações hormonais, o sedentarismo, o consumo excessivo de alimentos/produtos com sal e/ou industrializados.

 

MILENIO STADIUM - inchaco1

 

Um teste rápido

Existe uma maneira simples de perceberem se estão a fazer retenção: só precisam de pressionar, com o dedo polegar, na zona dos tornozelos durante cerca de 30 segundos e observar se a marca se mantém visível. Para além disso, se por acaso repararem que ao final do dia ficam, por exemplo, com a marca das meias nos tornozelos ou com a marca das calças nas pernas, provavelmente também estarão com retenção.

A questão que importa: afinal como é que nos podemos ver livres dela?

Água: uma das nossas melhores amigas

Idealmente o tratamento para a retenção deve basear-se numa abordagem o mais natural possível: resumindo, beber mais água e praticar exercício físico! A água combate a desidratação e regula a temperatura do nosso corpo ao longo do dia – devemos beber dois litros por dia, mas podem adaptar a quantidade ao vosso peso. Como? É muito simples: por cada kg, devem beber 35 ml de água. Assim, se o vosso peso for 60 kg, necessitarão de beber 2,1 litros por dia.

 

MILENIO STADIUM - Agua

 

Nada de sumos ou refrigerantes!

Nunca é demais reforçar que a recomendação de “aumentar a ingestão de líquidos” não inclui todo e qualquer tipo de líquido. É que os refrigerantes, por exemplo, – incluindo as versões “zero” – possuem sódio na sua composição, o que contribui para o aumento da retenção de líquido. O mesmo se aplica a alimentos ricos em gordura e fritos.

 

MILENIO STADIUM - Diureticos

 

Diuréticos parecem uma boa ideia? Talvez não…

Mal se veem mais inchadas, algumas pessoas não pensam duas vezes e correm para uma farmácia ou supermercado para comprar um diurético. No entanto, esta pode não ser a melhor opção, já que ao aumentarem o volume e grau do fluxo urinário podem dar ao nosso corpo a falsa informação de que os rins não estão a funcionar corretamente. Assim, este tipo de produtos só devem ser administrados mediante recomendação médica!

 

MILENIO STADIUM - massagem-relaxante-maca-de-massagem-3

 

As maravilhas das massagens

A drenagem linfática também é uma ótima e relaxante opção para aliviar o inchaço no corpo. É o procedimento estético que, comprovadamente, mais contribui para a resolução do problema. Podem ainda experimentar, em casa, massajar de forma leve e circular os gânglios linfáticos presentes na região da virilha, que são responsáveis pela absorção da linfa que vem da perna.

 

milenio stadium- pernas ao alto

 

Pernas ao alto!

Para além de fazerem umas caminhadas – que devem ser leves, já que o esforço exagerado e contínuo fará o corpo inchar ainda mais – podem e devem ainda descansar e colocar as pernas e pés numa posição mais elevada, recorrendo, por exemplo, a almofadas quando estiverem deitados ou sentados. Vão ver que vão sentir a diferença em poucos minutos!

Inês Barbosa/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER