BlogComunidade

Delegação dos Açores em Toronto & Carminho no Massey Hall: Homenagem a David Tavares

milenio stadium - David Tavares

 

David Nicodémio Tavares faleceu no dia 13 janeiro 2021, em plena pandemia de Covid-19. Tendo em conta as restrições existentes na altura, não foi possível permitir aos familiares, amigos e colegas despedirem-se e prestarem a sua homenagem condignamente. Foi esta a razão essencial que levou a família Tavares a preparar uma cerimónia para celebração da vida e do legado deste homem pioneiro e empreendedor, que nunca esqueceu as suas raízes açorianas.

Para fazer parte deste momento, deslocaram-se dos Açores várias personalidades do governo regional e outras entidades.

Dr. Pedro Faria e Castro, subsecretário regional da presidência dos Açores, explicou-nos esta terça-feira (7), na Casa dos Açores em Toronto, por que razão consideraram importante marcar presença: “A comunidade açoriana nesta parte do Atlântico é muito importante para os Açores. Muito mais quando se trata de pessoas que, tendo saído dos Açores e vindo para este lado do oceano, muito continuaram a fazer pelos Açores e pela comunidade açoriana cá presente. Sabemos que o Sr. David Tavares foi uma pessoa que, na sua vida, com o seu empenho profissional, pessoal e comunitário, muito contribuiu, em primeiro lugar para comunidade açoriana em Toronto, e também para a sua terra. O Sr. David Tavares fez, nos últimos anos, investimentos nos Açores e procurou que as suas empresas tivessem também uma presença nos Açores. Essa ligação da comunidade açoriana com a sua terra natal é muito importante, na mesma medida que também é importante que nós nos Açores nos preocupemos com a nossa comunidade no exterior.”

O presidente da Câmara de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, destacou a importância de exemplos como David Tavares para todos os que um dia saem da sua terra natal. “Nós viemos aqui celebrar a vida de David Tavares – um homem que representa todos os açorianos que emigraram (para os Estados Unidos, para o Canadá, para as Bermudas) e aquilo que um dia sonharam alcançar. E David Tavares teve essa perseverança, essa força de vontade de vencer num país diferente daquele que o viu nascer, e hoje é uma referência para todos aqueles que um dia decidiram emigrar.”

Durante o dia de quarta-feira (8), a delegação açoriana foi recebida na Câmara Municipal de Toronto e o presidente da Câmara de Ponta Delgada, antecipou à nossa reportagem que no encontro com John Tory, lhe iria ser feito um convite – “Queremos convidar o presidente da Câmara de Toronto a visitar Ponta Delgada. Gostaríamos mesmo muito de receber em Ponta Delgada o Mayor desta cidade. E também o desafiá-lo a que consigamos iniciar um processo para estabelecermos uma amizade entre a cidade de Ponta Delgada e a cidade de Toronto.”

Por fim, o subsecretário regional da presidência dos Açores, Dr. Pedro Faria e Castro, deixou uma mensagem a todos os açorianos residentes em Ontário: “Os açorianos que estão em Ontário são nossos, são açorianos e nós não nos esquecemos deles” (…) “E, portanto, queremos que eles façam também parte do desenvolvimento dos Açores, sabendo que estão aqui, e muito bem, com as suas vidas montadas e também exercendo a sua cidadania aqui em Toronto, queremos que eles também sejam cidadãos dos Açores, e contamos com eles para a continuidade do nosso desenvolvimento.”

Na noite de quarta-feira (8), no Massey Hall, realizou-se então a celebração de vida do Sr. David Tavares, com uma sala repleta de amigos, familiares e todos aqueles que quiserem homenagear este homem que tanto deu à comunidade portuguesa (e em particular à açoriana), principalmente pelo exemplo notório de sucesso enquanto profissional.

 

milenio stadium - david tavares2

 

Presente estava, claro, a família mais chegada de David Tavares, e Tracy Tavares, filha do homenageado, explicou-nos de que forma recorda o seu pai: “O meu pai era apenas uma pessoa comum, como todos nós. Ele não gostava de ser chamado “Mr. David” ou “Mr.Tavares”, ele dizia sempre “chama-me apenas David”. (…) No final do dia, nós somos apenas isso, somos pessoas! E ele era isso, uma grande pessoa. (…) O meu pai era maior do que a vida – ele tinha uma grande vontade de viver, um espírito leve e estava sempre tão feliz… Por isso o meu pai era simplesmente insubstituível. E uma das coisas que eu estou muito grata de ele me ter deixado, são as memórias.”
Também Ana Bailão, vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, marcou presença neste evento, deixando clara a generosidade sempre vincada na vida de David Tavares, principalmente com a juventude – “Representa um amigo, um patrão (eu trabalhei para a Connexall), uma pessoa que sempre quis apoiar a juventude, ele tinha uma paixão em apoiar os jovens que era uma coisa incrível. Lembro-me uma vez de ter entrado no escritório dele para pedir um patrocínio para o Festival de Tunas e saí de lá com o Festival totalmente pago. Durante alguns anos foi ele quem pagou o Festival de Tunas na sua totalidade. E eu nem conseguia acreditar! Como é que alguém tinha dado naquela altura 15 mil dólares para se fazer um Festival de Tunas. Ele sempre acreditou nos jovens. E depois quando trabalhei com ele, tive a oportunidade de perceber o quão gratificado ele se sentia por apoiar os jovens dos Açores – ele abriu um centro de apoio técnico e call centre nos Açores, onde formou muitos jovens. Ele vibrava ao dar oportunidades àqueles jovens. (…) Ele queria sempre que as pessoas sonhassem e arriscassem. Acho que foi isso mesmo que ele fez na vida e queria isso para os outros, e queria dar o apoio necessário para que as pessoas pudessem fazer isso.”

A noite tornou-se ainda mais especial com a atuação de uma das fadistas mais conceituadas da atualidade, Carminho.

Catarina Balça/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER