BlogTemas de Capa

Conheça o ovo de Páscoa de colher (e delicie-se)

selectachocolates_ovo-de-colher-cookies-cream_d - milenio stadium

 

A Páscoa é uma das datas mais importantes do calendário católico e repleta de rituais e símbolos para indicar e celebrar a ressurreição de Jesus Cristo. Também é um período de fartura gastronômica e uma altura em que muitos se permitem abusar dos doces, em especial daquele mais característico da época e que costuma agradar ao público de todas as idades: os ovos de chocolate. Voltando um pouco à história, os ovos acabaram por ganhar esse protagonismo ainda na antiguidade devido à sua representação da fertilidade e multiplicação. Foram os confeiteiros franceses que a partir do século 18 adoçaram essa tradição, digamos assim, fazendo-os a partir de chocolate. Não é nem preciso dizer que a tendência foi muito bem aceita mundialmente e caiu no gosto popular.

Desde então o apelo consumista só aumenta, basta uma volta nos supermercados ou lojas para sermos inundados com infinitas versões de chocolates: seja no formato de ovos, coelhos, personagens de desenhos infantis, etc. Uma delas talvez ainda não seja tão conhecida do público português ou canadiano em si, mas entre brasileiros já é um sucesso absoluto há muitos anos.

Se você não o conhece, apresento-lhe então o ovo de Páscoa de colher. Na verdade, trata-se de uma metade do tradicional ovo de chocolate. O segredo consiste mesmo no recheio que é colocado dentro desse ovo: variações do famoso brigadeiro, tradicional doce brasileiro à base de leite condensado e chocolate. Além disso, pedaços de bolachas, chocolates e outros confeitos são adicionados. A consistência cremosa exige com que ele seja comido com uma colher, daí a origem do nome.

Um produto extremamente artesanal e que na maioria das vezes é feito através de encomenda dos clientes, já que é preciso que seja consumido no máximo dois ou três dias depois de pronto. Por essa razão não é possível encontrar o doce nas prateleiras de supermercados. São encontrados nas lojas que vendem produtos brasileiros ou através de encomendas online.

Uma das confeiteiras que se dedica à produção é a brasileira Juliana Dellamagna, que nessa altura do ano vê a cozinha de casa se transformar numa central de produção dessa iguaria. Ela trabalha oficialmente como personal support worker em uma instituição, mas há cerca de dois anos resolveu unir o útil ao agradável, como diz, e passou a fazer doces, como brigadeiros, trufas e bolachas para vender. “Eu sempre gostei muito de fazer doces, aprendi com minha mãe e tia no Brasil. E depois de alguns amigos daqui experimentarem, comecei a receber encomendas…daí surgiu a ideia de investir nessa área.” A confeiteira trabalha basicamente com pedidos feitos pelos clientes através do Instagram da empresa onde os interessados encontram fotos dos produtos oferecidos, tabelas de preços e contato.

A Páscoa é uma das datas em que ela mais recebe encomendas, perde apenas para o Natal. E o ovo de colher sem dúvida é o preferido. As encomendas são restritas, já que a execução é trabalhosa e artesanal, exigindo horas de dedicação da confeiteira. “No ano passado cheguei a vender 25 ovos, este ano limitei as encomendas, então aceitei no máximo 15. Temos cinco sabores: brigadeiro, prestígio (brigadeiro com coco), brigadeiro com maracujá, brigadeiro com doce de leite em pó e creme de avelã, e a variação deste último com bolachas Oreo. Sem dúvidas os de brigadeiro tradicional e de avelã são os mais pedidos”.

Cada um desses ovos, de cerca de 300 gramas, custa $50,00. Uma ótima ideia para presentear alguém ou deliciar junto à família. A confeiteira conta que por enquanto, recebeu encomendas apenas de brasileiros, que já conhecem essa iguaria: “Para os canadianos não é algo muito comum, mas até mesmo por isso, para que conheçam é uma opção de presente de Páscoa. As embalagens são caprichadas e todos que provam, gostam”, diz ela.

Difícil resistir a essa doce tentação. Se as fotos já lhe deram água na boca, podemos lhe garantir que se provar o ovo de colher, não vai se arrepender. Então, caro leitor, só podemos encerrar desejando uma feliz e doce Páscoa!

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER