BlogCanadáTemas de Capa

Comunidade ucraniana de Toronto se prepara para receber refugiados

MILENIO STADIUM - TORONTO - TORONTO

 

Os olhos do mundo se voltam à Ucrânia e ao desenrolar dessa guerra que a cada dia provoca mais mortes, destrói cidades e famílias e aterroriza a todos que acompanham o sofrimento de uma nação arrasada pela brutalidade e ganância característica das autocracias. Atônitos, acompanhamos, pelos veículos de comunicação e redes sociais, quase que minuto a minuto do que se passa nessa disputa desenfreada por poder e os efeitos que já provoca globalmente em diversos setores e na geopolítica internacional.

Longe fisicamente do conflito o Canadá possui, no entanto, estreitos laços com a Ucrânia. É hoje lar de milhares de imigrantes ou descentes de ucranianos. Os últimos dados oficiais, de 2016, apontam que cerca de 1,3 milhões de pessoas de origem ucraniana vivem no Canadá (a maioria sendo cidadãos nascidos aqui), o que o torna o décimo primeiro maior grupo étnico do Canadá que tem assim a maior população da diáspora fora da Ucrânia e da Rússia.

E a voz da comunidade Canadiana-Ucraniana vem sendo ouvida desde o início desse conflito. Aqui em Toronto uma das organizações envolvidas em campanhas de ajuda humanitária é o Vladimir Institute, localizado no centro de Toronto. Fundado em 1961 por membros da Ukrainian Self-Reliance League, o local funciona como residência para estudantes canadianos e estrangeiros. Também possui um teatro, biblioteca, museu e espaço e eventos, se transformando ao longo de décadas num ponto de encontro e perpetuação da cultura ucraniana. A diretora-executiva, Daria Kowalyk, conta que como muitos dos estudantes que vivem no local têm famílias e amigos na Ucrânia a notícia da invasão os abalou de forma profunda: “Embora a Ucrânia esteja lutando contra Vladimir Putin desde 2014, quando ele tomou a Crimeia e assumiu duas regiões no leste da Ucrânia, essa invasão ainda foi uma surpresa para muitos. Não havia razão para isso; foi totalmente injustificada.” O apoio da comunidade aos atingidos pelo horror da guerra acontece em várias frentes e o instituto faz questão de ajudar como adianta a diretora-executiva, seja promovendo a conscientização sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia, pressionando vários níveis de governo por sanções contra Putin e a Rússia, realizando comícios públicos de apoio e promovendo campanhas de doação a várias organizações de ajuda humanitária ao povo da Ucrânia.
O governo do Canadá vem sendo um forte aliado nesse momento, seja implementando sanções econômicas à Rússia, fornecendo material bélico e humanitário e já deixou claro que está disposto a receber refugiados ucranianos. Segundo Kowalyk, todos são gratos por esse apoio e esperamos que outras ações sejam tomadas, como por exemplo o incentivo para o fechamento do espaço aéreo ucraniano.

MILENIO STADIUM - DARIA - VLADIMIR INSTITUTESobre a questão de futuros refugiados, Daria Kowalyk, fala que o Vladimir Institute, assim como outras organizações, será um facilitador desse processo no que for preciso, já que no momento a prioridade e receber essas pessoas que tanto precisam e complementa: “Esta invasão da Rússia é mais uma tentativa de destruir a nação e a cultura ucraniana. O povo ucraniano é forte e determinado e não vai deixar isso acontecer”.
O ministro da Imigração canadiano, Sean Fraser, anunciou nesta quinta-feira (03) que o governo vai acelerar o processo de obtenção de visto para os ucranianos que quiserem vir para o Canadá. Os vistos vão demorar apenas algumas semanas a serem emitidos, garantiu Fraser.

Lizandra Ongaratto/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER