BlogCanadá

Canadá impõe primeira ronda de sanções económicas à Rússia e envia mais tropas para a Ucrânia

milenio stadium - trudeau - sanções russia

 

O Canadá anunciou ontem que vai enviar mais tropas para a Europa Oriental e impor mais sanções económicas contra a Rússia.

O Primeiro-Ministro Justin Trudeau acusou o Presidente russo Vladimir Putin de ter ordenado uma invasão da Ucrânia oriental e de ter atacado a democracia.

A primeira ronda de sanções contra a Rússia inclui a proibição de quaisquer transações financeiras com Luhansk e Donetsk, as 2 regiões da Ucrânia oriental a quem Putin reconheceu esta semana independência, sanções a 2 bancos russos e a proibição da compra da dívida soberana russa.

A reação do Canadá surge depois da EU e dos EUA terem anunciado sanções semelhantes contra a Rússia que se recusa a retirar as suas tropas da fronteira com a Ucrânia.

Putin reconheceu na segunda-feira a independência de 2 regiões localizadas na Ucrânia oriental e deu ordens para que as tropas russas atravessassem a fronteira para essas áreas para “manter a paz”.

Donetsk e Luhansk têm estado envolvidos em lutas nos últimos 8 anos depois de a Rússia ter anexado a península da Crimeia da Ucrânia. Trudeau disse ontem que o Canadá vai enviar mais 460 militares para reforçar a aliança militar da NATO na Europa Oriental.

Cerca de 100 soldados vão ser destacados para a Letónia para se juntarem a outros 540 membros das Forças Armadas que lideram um grupo de combate da NATO no Estado báltico. O Canadá também vai ainda destacar uma fragata e um avião patrulha para a Europa Oriental.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER