BlogCanadá

Canadá confirma dois primeiros casos da variante ómicron

MILENIO STADIUM - CANADA - OMICRON

 

O Canadá confirmou, este domingo, os dois primeiros casos da variante ómicron do coronavírus que causa a covid-19, em pessoas que tinham viajado recentemente para a Nigéria.

Ambos os infetados estão em isolamento em Otava, capital do Canadá, e as autoridades sanitárias estão à procura de contactos próximos, anunciou em comunicado o Governo da província de Ontário.

O Canadá é o primeiro país do continente americano a reportar a nova variante do SARS-CoV-2.

A África do Sul, onde foi identificada inicialmente a ómicron, comunicou à Organização Mundial de Saúde (OMS) a deteção da nova estirpe na quarta-feira.

Na sexta-feira, a OMS classificou a nova variante do SARS-CoV-2, que provoca a doença respiratória pandémica covid-19, como variante “de preocupação” e batizou-a como ómicron, nome de uma letra do alfabeto grego.

Desconhece-se, ainda, com rigor, os efeitos da nova estirpe na transmissibilidade da infeção, severidade da doença ou na imunidade. Sabe-se que tem múltiplas mutações genéticas, algumas consideradas preocupantes, na proteína da espícula, “a chave” que permite ao vírus entrar nas células humanas.

De acordo com a OMS, dados preliminares apontam para um “risco acrescido de reinfeção” com a ómicron por comparação com outras variantes de preocupação, incluindo a delta, a mais contagiosa até à data e dominante no mundo.

JN/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER