Augusto BandeiraBlog

Ana, em frente é que é caminho!

 

milenio stadium - ana bailaoortrait

Quem vão escolher para substituir John Tory como presidente de câmara? Já há alguns nomes dados como fortes candidatos, mas ainda a parada não começou e muito se diz sobre o assunto.

Agora que, John Tory, anunciou a sua saída do cargo depois da apresentação do orçamento, para mim foi uma surpresa, pouco antes tinha falado com um amigo e a minha opinião era que ele iria continuar. Não é o facto de ele ter assumido e admitido ter tido um caso com alguém que fez parte da equipa de trabalho do seu gabinete, na minha opinião e na opinião de muitos, não justifica esta tomada de posição. Não havia razão para John Tory se demitir, era um caso pessoal e familiar e não afetou o trabalho que vinha desempenhando como presidente. Era uma questão de família, não se podem julgar as pessoas por factos pessoais e familiares. Ele sempre geriu a cidade de forma exemplar, para uns muito bem, para outros menos mal, mas na política é assim mesmo, não se agrada a todos, mas o Sr. John Tory merece os parabéns pela coragem como veio a público anunciar a sua saída. Uma coisa mal gerida foi a questão da aprovação do orçamento, se ele tinha mesmo intenções em abandonar, não tinha que estar envolvido no orçamento, a cidade ficava a ser gerida em duodécimos e depois de eleições a/o novo presidente trabalhava o novo orçamento. Será que o próximo/a estará de acordo com o que se aprovou? Esperemos para ver. Que deixou a cidade em perigo isso deixou, o timing da saída não podia ser pior, agora eu pergunto, para que é que foi a votos se já tinha os pés quentes? O povo agora é que vai decidir de que forma vai olhar para o ex-presidente daqui para a frente. Hoje para a maioria já não é o excelente presidente de há quatro meses.

Agora, como todos sabem, vêm aí eleições, que segundo se consta terão de ser dentro de 60 dias. Já não faltam nomes para a sua sucessão, alguns jornalistas chamam-lhes de potenciais candidatos, a CBC News destacou alguns desses. Eu fiquei surpreso não terem colocado o nome da nossa amiga Ana Bailão na lista de forte candidata, simplesmente pelo trabalho que a própria desempenhou e muito se destacou no trabalho feito com qualidade. Assim o disse no passado, na minha opinião saiu pela porta grande e pela mesma porta pode entrar, a comunidade só tinha a ganhar e deviam de se sentir orgulhosos em termos alguém com as capacidades necessárias e estar numa posição acima da média se a mesma decidir concorrer. Mas como nós portugueses olhamos sempre de lado, e, desculpem a minha opinião, o que é nacional para muitos não presta… mas era esta a altura, fosse qual fosse o resultado, de todos ajudarem e mostrarem que afinal a comunidade é unida, mas como em muitas coisas continuamos a ser diferentes e sempre pela negativa… esta é a minha visão, o que tiro da nossa comunidade: quando se projeta algo de bom as pessoas dividem-se. O mesmo acontece quando uma personalidade se destaca. Neste caso, a pessoa em si merece apoio. É assertiva, humilde, demonstrou honestidade, pessoa simples que onde está tem uma palavra para todos e não subestima ninguém, toda a comunidade é importante. É deste tipo de pessoas que se precisa na política e em cargos públicos. A simplicidade vale muito.

Mas voltando à questão dos nomes que vieram a público e que pouco destacaram a Ana, não sei se foi pelo facto de não se ter recandidatado. Cabe a ela própria decidir e espero que não tenha receio de ir a votos, as sondagens são o que são, o importante é no terreno e ter um manifesto político de qualidade para apresentar.

Não é o Gil Penalosa, que ficou em um distante segundo lugar atrás de Tory nas eleições municipais de outubro, que deve assustar, também não estou a ver Michael Ford a ser um forte candidato, segundo Peter Graefe, professor associado de ciências políticas, disse que não ficava surpreendido se o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, desse uma palavra de incentivo ao seu sobrinho, Michael, para ele dar o salto para a cadeira de presidente da câmara. Ficava muito mal a Doug Ford meter o nariz mais uma vez na vida política de Toronto, dando a sua opinião e fazendo favores para os amigos e neste caso familiar. Compete ao povo estar atento a estas futuras novidades. Também veio a público o nome de Josh Matlow, mas este anda muito em silencio, a Chloe Brown que terminou em terceiro lugar, mas muito distante, ainda não deu intenções certas de concorrer novamente, mas considera ideia de ser novamente candidata, no meio de tudo o que se tem dito na praça pública, na minha opinião a comunidade deve estar atenta e não dar atenções a estes e provavelmente outros que andam por aí e vão aparecer, mas sim esperarmos pela decisão da Ana Bailão e apoiar no que seja possível. Para os que tem direito a voto – não devem de perder a oportunidade de o fazer e haverá outras formas de todos poderem apoiar.

É a altura certa para termos alguém com peso a embaraçar outros na corrida e, fazer surpresa. Ana, em frente é que é caminho! Tenho a certeza de que a comunidade está contigo e ficará muito orgulhosa.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER