BlogTemas de Capa

A vergonha das vergonhas

milenio stadium - augusto putin01-18190499

O que está a acontecer no século XXI (vinte e um), é vergonhoso.

Uma guerra fria criada por um homem contra o mundo e parece que nada se consegue fazer ou não podem.
Gorbachev com o então presidente dos EUA, Ronald Reagan fizeram o que de bom para a paz tinha que ser feito, não foi fácil, no meio de tantas turbulências, muitos políticos presos, mas levaram por diante aquilo que, na altura, ninguém acreditava. Formou-se uma luz verde a caminho da paz, tudo aconteceu devido aos resultados no Afeganistão onde a ex-União soviética estava envolvida. Na altura não estava só a destruir os cofres de Moscovo, mas também a ceifar a vida de muitos jovens. Tudo isso levou a que Gorbachev pusesse termo ao conflito e logo depois passou a reunir-se várias vezes com o presidente dos EUA, Ronald Reagan com quem teve a coragem de discutir a necessidade de limitar armas nucleares e por fim à guerra fria. Tudo parecia o fim de grandes conflitos, foi o ruir do muro de Berlim, muitos nessa altura acreditavam que a velha divisão do mundo entre países aliados dos Estados Unidos e países aliados da União Soviética era apenas história. Parecia que o conflito entre capitalismo e comunismo quase que se podia dizer que tinha evaporado, havia a sensação, especialmente na Europa, que todos estavam praticamente do mesmo lado. Mas o problema e a surpresa é que para Putin tudo o que aconteceu na antiga União Soviética, para ele parece que se transformou em algo muito amargo. Hoje podemos dizer que nunca conseguiu digerir o que se conseguiu na altura e a indigestão foi-se agravando ao longo dos anos. Segundo a história e os entendidos, a Ucrânia era uma peça-chave da União Soviética, o facto de se ter afastado da Federação Russa para ele foi um insulto. É desta forma que hoje se vê o que Putin acredita.

Mas afinal, do que serviu a Rússia ter assinado um acordo internacional para aceitar as fronteiras do Estado da Ucrânia? Engraçado seja, este senhor já vem a planear tudo isto há muitos anos, mas ninguém conseguiu perceber – a aproximação à China entre outros, ele conseguiu o que talvez ninguém esperava que fosse tão rápido. Há tantos grupos mundiais em defesa da paz e hoje vemos civis a morrer. Escolas, por acidente ou propositadamente, a serem atacadas, jovens a serem ceifados, será que nada se pode fazer? Deixaram que Putin infiltrasse os soldados dele no país vizinho e destruir tudo, porque a seguir vem a desgraça mundial, a economia vai sofrer graves consequências em todos os setores. Será que os acordos assinados entre países e nas instituições mundiais não servem para nada? Será que um homem só tem assim tanto poder, mesmo sabendo que está a colocar a economia do seu país em risco elevado, ou tem alguém por detrás a apoiá-lo? Tudo muito complicado, especialmente quando se ouve um diretor-geral do conselho de assuntos internacionais da Rússia, afirmar à Sky News que se sente deprimido com a invasão da Ucrânia pela Rússia e diz que o ataque é muito embaraçoso para todos. Até tem a coragem de dizer que as suas opiniões foram ignoradas. Isto afinal é mesmo grave quando um conselheiro é ignorado, quando ele ainda diz que se a Nato se envolver diretamente no conflito a Rússia / Putin pode mesmo considerar o uso de armas nucleares. Outra pessoa que teve coragem de dar a sua opinião contra o que se está a passar foi Lyudmila Narusova, histórica política russa. Ela fez na terça-feira, 1 de março, um discurso extremamente crítico da invasão da Ucrânia por parte da Rússia, condenou tudo e todos não se revendo na política russa atual.

Só espero que as manifestações continuem em força na luta pela defesa do povo da Ucrânia. Quando se vê as potências do mundo ficarem de braços cruzados e só a impor sanções económicas à Rússia, que nada vão afetar diretamente o poderoso Putin, isto em pleno século vinte e um… quando na Rússia milhares foram presos por estarem a contestar a invasão, isto mais parece uma cópia do passado, ou este senhor andou na escola do Adolfo Hitler, que foi líder do Partido Nazista ou então precisa de ser internado. Que Deus nos livre do comunismo!

Fiquei triste quando vi dois bonecos portugueses deixarem a nação mal vista, ao votarem contra a resolução do Parlamento Europeu a condenar a invasão russa da Ucrânia. Foi triste para todos os portugueses quando se soube que dos treze votos contra dois são de palhaços portugueses. Culpa tem quem elege pessoas como estas.
Que Deus nos livre do comunismo! Quem gosta e acredita que vá viver para a Venezuela, Cuba entre outros e deixem o resto do mundo em paz.
Bom fim de semana.

Augusto Bandeira/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER