Madeira

Funchal promove nova intervenção de arte urbana no Campo da Barca

A Câmara Municipal do Funchal promove, a partir desta semana, a criação de mais uma intervenção de arte urbana na zona do Campo da Barca, nomeadamente no respectivo túnel municipal. Tal como o DIÁRIO divulgou hoje na sua edição impressa, a nova obra será da autoria do artista Marco Fagundes e é apoiada pelo Município, no âmbito dos Apoios ao Associativismo e Actividades de Interesse Municipal, numa colaboração com a Associação Wamãe.

A intervenção já começou e irá decorrer até 14 de Fevereiro, nos dias úteis, das 20h às 23 horas, e nos fins-de-semana das 8h às 23h. O trânsito será interrompido apenas numa das vias, sendo gerido pela PSP no local.

A Vereadora Madalena Nunes, que tem os pelouros da Cultura e do Desenvolvimento Social no Município, destaca, desde logo, “o carácter especial desta intervenção, que terá a participação de pessoas de vários locais e origens, tais como jovens que estão a residir ou já residiram no Estabelecimento Vila Mar, utentes da AFARAM e de outras instituições com vista à inclusão social e, inclusive, Pessoas em Situação de Sem-Abrigo”, sendo uma intervenção artística, mas com uma importante componente social.

Segundo a Vereadora, este projecto associa, mais uma vez, a criação artística a esse trabalho social, com o envolvimento de cidadãos em risco de exclusão social, mas que estarão, neste caso, a contribuir para o enriquecimento do património artístico da cidade que é sua. “Esta é uma mensagem forte que passamos e que para nós tem muito significado”, destaca Madalena Nunes, apontando a um dos objectivos das Cidades Educadoras, de cuja rede o Funchal faz parte e cujo trabalho tem sido reconhecido a nível regional, nacional e internacional.

O mural vem juntar-se a dois outros já existentes no local, nomeadamente ‘A Baleia’, de Marcos Milewski e ‘Cristiano Ronaldo’, de Luísa Spínola, “criando aquilo que já podemos considerar um polo de arte urbana no Funchal, neste caso com uma intervenção algo inovadora, realizada num túnel, o que é pouco habitual em Portugal”, reforça a autarca, acrescentando que “o Funchal tem seguido, nos últimos anos, uma política cultural que privilegia a acessibilidade, a democratização e a valorização dos agentes culturais locais”.

Recorde-se que o Funchal tem apoiado diversos projectos ao longo dos últimos anos. É o caso, por exemplo, do mural do parque de estacionamento do Almirante Reis, elaborado por Bárbara Gil, para além das duas outras intervenções já referidas no Campo da Barca.

DN Madeira

Redes Sociais - Comentários

Fonte
DN Madeira

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER