Madeira

Produção de cana-de-açúcar aumentou

O crescimento na produção de cana-de-açúcar registado nos últimos quatro anos equivale a 22% deste cultivo. Revelação feita hoje pelo secretário regional da Agricultura e Pescas, durante a visita realizada ao Engenho do Norte, para ver de perto a campanha de laboração iniciada no passado dia 1 de Abril.

À margem da visita, Humberto Vasconcelos manifestou-se “muito satisfeito” com o trabalho que está a ser feito por todas as empresas do sector, referindo-se à laboração e produção dos cinco engenhos existentes na Madeira, e também, conforme sublinhou, “com o aumento da produção que se tem registado nestes últimos quatro anos”.

Oportunidade para reiterar que “está garantido o escoamento de toda a produção” e também relembrar que este ano sobe para 28 cêntimos o preço por quilo a ser pago pela cana sacarina convencional descarregada nos engenhos.

“Fizemos um trabalho de consolidação do sector, agora estamos numa fase em que também permitiu-nos aumentar também o preço da cana este ano em mais um cêntimo, cerca de mais de 3%”, contabilizou, procurando desta forma dar mais expressão ao aumento anunciado.

Com o escoamento garantido pelo sector, enalteceu a “aposta grande das empresas no envelhecimento e o Rum com qualidade que está a ter”, ou não estivesse no histórico Engenho do Porto da Cruz, mas sem esquecer o trabalho “que o Instituto do Vinho tem feito com o sector na promoção nos mercados nacionais e internacionais”. Tudo razões que levam Humberto Vasconcelos a concluir que “temos aqui um sector que no futuro irá crescer naturalmente e vai permitir cada vez mais aumentar o rendimento aos agricultores”, perspectivou.

O secretário com a tutela da Agricultura ressalvou ainda o “grande trabalho nestes quatro anos no aumento nas ajudas aos factores de produção” que permitiu também aos agricultores produtores de cana receber mais verbas, “não só de fundos comunitários, mas também do próprio Orçamento Regional”, apoios que contribuem para diminuir os encargos inerentes à produção e sobretudo com a colheita, aumentando assim o rendimento do agricultor.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
DN Madeira

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER