Madeira

Madeira prepara-se para calor extremo

Alinhado com o ‘Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo Verão 2019’ da Direcção Geral da Saúde (DGS), que entrou em vigor esta quarta-feira e, adequando os referenciais nacionais à Região, o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) já apresentou o Plano de Contingência para o Verão. O plano integra orientações estratégicas e referenciais para a identificação de informação relevante sobre as previsões meteorológicas e procura dos serviços de saúde da RAM, e para a gestão e comunicação do risco à população, aos profissionais de saúde e aos parceiros do sector da saúde, enquadrando os planos de acção/contingência de cada instituição.

Como acontece a nível nacional, o plano regional também fica activo entre Maio e Setembro e, escreve o IASAÚDE, “eventualmente noutros períodos em função das condições meteorológicas”, bem como “determina a articulação com vários parceiros nacionais e regionais e com outros planos em vigor na RAM”.

O objectivo do Plano de Contingência para o Verão é prevenir e minimizar os efeitos negativos do calor extremo na saúde da população e outros acontecimentos frequentes no Verão com o impacto na saúde. Idosos, crianças, grávidas, pessoas com doenças crónicas ou que exerçam as suas actividades ao ar livre são considerados grupos vulneráveis.

O Plano assenta em três eixos: informação, prevenção e controlo e comunicação.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
DN Madeira

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER