Madeira

Levantamentos e compras através do Multibanco cresceram 7,3% na Madeira

Os dados fornecidos pela Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS) mostram que os montantes relativos às duas principais operações da rede Multibanco (levantamentos e compras através de terminais de pagamento automáticos), consideradas no seu conjunto, registaram, em 2019, um crescimento de 7,3% face ao ano de 2018, atingindo o montante recorde de 1,8 mil milhões de euros. No caso dos cartões internacionais, o acréscimo no referido agregado foi de 8,0% e nos nacionais foi de 7,2%.

Em 2019, foram levantados nas Caixas Multibanco da RAM 704,7 milhões de euros, 25,3 milhões de euros acima do verificado no ano precedente (+3,7%). Os levantamentos nacionais ultrapassaram os 645,4 milhões de euros, tendo aumentado 4,0%, enquanto os internacionais fixaram-se nos 59,3 milhões de euros, crescendo 1,4% face a 2018.

As compras através de terminais de pagamento automáticos (TPA) atingiram, em 2019, os 1 053,2 milhões de euros, +9,8% que em 2018. As compras feitas com cartões nacionais rondaram os 828,4 milhões de euros (+9,8%), enquanto as compras realizadas com cartões internacionais fixaram-se nos 224,8 milhões de euros (+9,9%).

Por sua vez, os pagamentos registaram um aumento de 7,5%, fixando-se o montante envolvido neste tipo de operação em 150,2 milhões de euros.

A nível nacional, as variações nos levantamentos, nas compras através de TPA e nos pagamentos foram de +2,6%, +8,4% e +4,2%, respetivamente. A variação homóloga dos levantamentos agregados às compras através de TPA, no país, foi de 6,1%.

A análise dos dados mostra ainda que todos os municípios da RAM registaram subidas nesta variável, constituindo o Porto Santo o município onde o crescimento dos levantamentos agregados das compras através de TPA foi mais significativo (+21,0%), seguido da Ribeira Brava (+9,9%) e Porto Moniz (+9,8%).

No 4.º trimestre de 2019, os montantes levantados em caixas Multibanco aumentaram 4,1% face ao período homólogo, enquanto as compras através de TPA cresceram 9,3%. A nível nacional, as variações homólogas nos levantamentos e nas compras através de TPA no último trimestre de 2019 foram de +3,0% e +8,0%, respetivamente.

Sendo dezembro historicamente o mês de maior movimentação na rede Multibanco (175,3 milhões de euros), o que naturalmente está associado à quadra festiva celebrada, constata-se que face ao mês homólogo, o montante de levantamentos adicionado das compras através de TPA cresceu 6,1%. Os montantes movimentados através destas duas operações aumentaram tanto com cartões nacionais como nos internacionais (+5,2% e +12,6% respetivamente).

DREM atualiza série retrospetiva sobre operações da rede Multibanco

Fechado o ano de 2019, a DREM procedeu à actualização da série retrospectiva com dados sobre a rede multibanco, na maior parte dos casos com início em 1997. Está disponível informação sobre operações, levantamentos, consultas, pagamentos, compras através de TPA e número de terminais e de caixas Multibanco.

DN Madeira

Redes Sociais - Comentários

Fonte
DN Madeira

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER