Açores

Youtuber Waze em campanha contra o HPV nos Açores

Waze, o conhecido youtuber português e artista de hip-hop, vai estar em São Miguel para promover o roadshow da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) “HPV e Quê”.

Trata-se de uma acção que a LPCC tem estado a promover em escolas de todo o país, com o objectivo de sensibilizar os jovens para as doenças associadas ao Papilomavírus Humano (HPV).

A acção arranca esta Segunda-feira, 25 de Novembro, na Escola Secundária do Nordeste. Mas só amanhã, dia 26 de Novembro, à tarde, o roadshow conta com o artista Waze, que estará na Escola Secundária das Laranjeiras. No dia 27 de manhã, Waze vai também marcar presença na Escola EB1 de Água de Pau, onde também vai estar Vítor Rodrigues, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

No dia 26 de manhã a iniciativa passa na Escola Secundária da Ribeira Grande, embora sem a presença de Waze.

“O ambiente escolar é o ideal para sensibilizar os jovens para esta temática, promovendo desde cedo uma atitude de conhecimento, consciente e preventiva” defende o Presidente da LPCC, que acrescenta que “a prevenção contra o HPV, responsável pelo cancro do colo do útero, é mais benéfica antes do início da actividade sexual”.

“Contamos com a popularidade do Waze junto dos jovens para reforçar a chamada de atenção da população estudantil para as doenças e riscos associados às infecções por HPV”, refere ainda Vítor Rodrigues.

O roadshow da LPCC “HPV e Quê?” visita de seguida a ilha Terceira, embora já sem a presença do artista. No dia 28 de Novembro, de manhã, o roadshow está na Escola Secundária Vitorino Nemésio e à tarde na Escola Jerónimo Emiliano de Andrade. A 29 a iniciativa vai até à Escola BS Tomás de Borba.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro lembra que a transmissão do HPV é muito fácil e frequente, sendo feita através do contacto sexual (genital e/ou oral) e pele a pele. Estima-se que 75 a 80% de todas as pessoas sejam infectadas durante a sua vida.

Esta campanha “HPV e Quê?” tem como parceiros a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Sociedade Portuguesa de Ginecologia (SPG) e a Federação das Sociedades Portuguesas de Obstetrícia e Ginecologia (FSPOG).

Este roadshow vai realizar um conjunto actividades dirigidas aos alunos, nomeadamente: apresentação da música composta por Waze, que apela à importância da prevenção do HPV, com o propósito de ser partilhada nas redes sociais; promoção do Quiz (Sabias Que?) em ambiente de realidade virtual, onde são transmitidas informações ao aluno e colocadas questões para avaliar o conhecimento adquirido; distribuição de tatuagens temporárias que representam o HPV, com possibilidade de serem vistas através de uma aplicação de realidade aumentada; presença de um profissional de saúde para enquadramento e esclarecimento de dúvidas para a comunidade escolar; presença de Waze em algumas escolas, cantando a música que compôs sobre o HPV e partilhando fotos, vídeos e instastories com a restante comunidade; distribuição de folhetos com informação sobre o que é o HPV, quais os riscos, como se transmite e como se previne.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER