Açores

Todos os municípios de S. Miguel vão aplicar taxa turística

Afinal não é só a Câmara Municipal da Povoação, que já tinha anunciado a aplicação de uma taxa turística no concelho.

O Presidente da Associação de Municípios de S. Miguel, José Manuel Bolieiro, acaba de anunciar que a medida vai ser aplicada em todos os municípios da ilha de S. Miguel, desconhecendo-se ainda qual será o montante a pagar pelos turistas por cada dormida.

A medida foi aprovada pelos seis municípios micaelenses, conforme revelou ontem José Manuel Bolieiro em declarações à Antena 1-Açores.

Assim, a cobrança da taxa turística irá avançar depois do Regulamento aprovado em sede da Associação de Municípios de S. Miguel.

Mas antes de ser aprovado pela Associação de Municípios de São Miguel, o Regulamento da taxa turística será sujeito a discussão pública junto dos parceiros sociais.

Recorde-se que os empresários ligados ao sector já declararam estar contra a aplicação desta taxa.

Na edição de sexta-feira deste jornal, em entrevista concedida ao “Diário dos Açores”, o Presidente da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada, Mário Fortuna, insurgia-se contra a aplicação desta taxa nos seguintes termos:

“Acho totalmente inoportuno porque o nosso mercado ainda não está estabilizado, como se está a ver com a decisão da DELTA e com o facto de as taxas de ocupação média (não apenas as da época alta) ainda estarem muito baixas para assegurar uma rentabilidade razoável das operações.

Neste contexto, cada euro tirado pelas Câmaras Municipais é menos um euro para remunerar trabalhadores e para criar mais postos de trabalho.

Algumas câmaras parecem insaciáveis por mais verbas, não contabilizando o incremento de que já beneficiam do turismo com licenças e outras receitas diversas que resultam do aumento do sector e de todas as obras privadas que estão a ser desenvolvidas à sua volta”.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER