Açores

Tese sobre arquitectura do Ramo Grande vai ser publicada em livro

Maria Mancebo Rodrigues, micaelense com ligações familiares à Terceira, finalizou o seu mestrado na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com classificação de “Excelente”, com uma tese intitulada “Da Arquitectura do Ramo Grande, Valorização da identidade da casa rural de carácter urbano”.

O trabalho centrou-se no estudo e compreensão da designada “Arquitectura do Ramo Grande”, característica da ilha Terceira, e visível nas freguesias pertencentes à Planície do Ramo Grande, no lado Nascente da ilha.

O principal propósito do trabalho consistiu em identificar as origens da arquitectura do Ramo Grande, quais as suas características dominantes e quais as suas variantes tipológicas.

Para além disso, mostrar que esta tipologia corresponde apenas a um subconjunto de habitações rurais construídas na Planície do Ramo Grande, na ilha Terceira.

De Agualva a S. Sebastião

O trabalho recorre à análise de um grupo de tipologias rurais, presentes entre as freguesias da Agualva e São Sebastião, com o intuito de identificar a linha evolutiva da arquitectura rural terceirense, permitindo, assim, a inserção da tipologia do Ramo Grande, numa linha de pensamento arquitectónico estruturada ao longo do trabalho.

De forma a clarificar o aparecimento desta tipologia arquitectónica, a tese faz uma análise das condicionantes históricas, geográficas e sísmicas que influenciaram a evolução do povoamento da ilha Terceira e, consequentemente, o aparecimento desta tipologia arquitectónica.

Identifica que o processo de reconstrução da “Segunda caída da Praia”, a 15 de Junho de 1841, desencadeou o aparecimento de um conjunto de tipologias rurais de construção sólida e uniforme. Acrescenta que estas tipologias, que crescem e se aperfeiçoam ao longo do tempo, serão a base arquitectónica para as “casas do Ramo Grande, “[…] um tipo de habitat rural tão nobremente urbano […]”, segundo escreve Vitorino Nemésio.

O aparecimento desta tipologia coincide com o período de mudanças socio- económicas na sociedade terceirense, após a lei de extinção dos morgadios a 1864.

Tese vai ser publicada

O trabalho desenvolve a ideia de que a arquitectura do Ramo Grande deve ser entendida como uma nova tipologia, uma casa rural de carácter urbano, com construção antissísmica, que reinterpretou elementos construtivos, estruturais, ornamentais, bem como a organização interior, visíveis nas tipologias anteriores, mas sendo exemplar na reunião de todos eles numa estrutura arquitectónica construída.

Maria Rodrigues pretende publicar a sua dissertação de Mestrado, como contributo para o desenvolvimento e enriquecimento da arquitectura do Ramo Grande, de forma a classificar e caracterizar as tipologias rurais presentes na Planície do Ramo Grande.

Este trabalho concorre para a conservação do património arquitectónico dos Açores, com foco na arquitectura do Ramo Grande, sugerindo que as intervenções e reabilitações em exemplares pertencentes a esta tipologia arquitectónica, tenha como base todo o conhecimento acumulado sobre o tema, evitando intervenções mal informadas nas casas.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER