Açores

Somos a região do país com menos filiais de empresas multinacionais

Os Açores estão na cauda do país no que se refere à localização de empresas multinacionais que abriram uma filial em Portugal. A nossa Região possui apenas 0,3% dessas empresas. Segundo o INE, são mais de 6.800 empresas multinacionais no país e empregam quase meio milhão de pessoas.

As multinacionais que abriram uma filial em Portugal escolheram em mais de metade dos casos a área metropolitana de Lisboa. É pelo menos nesta zona que se localizam 57,9% das multinacionais no território nacional. E se é em Lisboa que se localizam a maior parte das empresas, é também nesta área metropolitana que elas empregam mais trabalhadores.

Mais de 68% da mão-de-obra gerada pelas multinacionais está na área metropolitana de Lisboa e mais de 67% da riqueza produzida fica lá. Ao mesmo tempo que estão distribuídas de forma desigual pelo território nacional, as multinacionais contribuem para o pagamento diferenciado de salários quando comparado com as remunerações pagas pelas empresas nacionais.

A remuneração média mensal nas multinacionais, em 2018, foi de 1.354 euros, ao passo que nas empresas nacionais foi de 966 euros.

Mas esta diferença estreitou-se face ao ano anterior e, se feitas as contas face a 2010, o salário pago no ano passado cresceu, pela primeira vez, mais nas empresas nacionais do que nas multinacionais (5,5%, contra 5,4%).

Entre 2010 e 2017, o salário pago pelas empresas nacionais tinha aumentado 2,8%, enquanto nas multinacionais tinha subido 5,5%.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER