Açores

SATA agravou passivo

Só de Setembro do ano passado a Março deste ano a SATA agravou o seu passivo em 106 milhões de euros.

De acordo com uma análise às contas trimestrais da SATA, enviadas pelo governo ao parlamento esta semana, percebe- se que a SATA Air Açores agravou o seu passivo de 59,9 milhões de euros em Setembro do ano passado para 120 milhões em Março deste ano, quase o dobro.

Por sua vez, na SATA Internacional a evolução do passivo foi de 96,7 milhões de euros em Setembro passado para 150,6 milhões de euros em Março deste ano.

A comparação com setembro tem a ver com o facto de apenas se conhecerem até setembro as contas do ano passado.

O governo enviou ao parlamento apenas os relatórios de Janeiro a Setembro, faltando o último trimestre.

Outro dado que ressalta à vista nas contas do primeiro trimestre deste ano é a evolução da dívida a fornecedores na SATA Air Açores, que passou de 15,8 milhões de euros para 19, 3 milhões de euros.

Outro dado importante na SATA Air Açores é a rubrica “Outras contas a receber”, que se presume seja do governo, que sobe de 40,4 milhões de euros para 75,2 milhões de euros, provavelmente pagamentos em atraso.

Na SATA Internacional a subida, na mesma rubrica, é de 21,3 milhões de euros para 43,7 milhões, mais do dobro, não se percebendo o porquê destes valores, que normalmente vêm explicados no relatório de gestão, mas que não foram revelados pelo governo.

Outro dado surpreendentemente elevado é o Fornecimento de Serviços Externos, que inclui os alugueres de aviões, que custaram 25,5 milhões de euros, para uma facturação de apenas 20,6 milhões de euros. Os custos com pessoal foram mais 7,9 milhões de euros.

Analisando as contas até Março, já é certo que os resultados são negativos em ambas as empresas: menos 708 mil euros na regional e menos 14,5 milhões na Internacional.

 

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER