Açores

PS vence europeias nos Açores

O Partido Socialista (PS) foi, este domingo, o partido mais votado nos Açores, nas eleições para o Parlamento Europeu. Os socialistas alcançaram 40,83% dos votos, correspondendo a 17.494 votos, segundo os dados oficiais, disponibilizados pela Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.

André Bradford será, assim, um dos seis eurodeputados socialistas portugueses eleitos para o Parlamento Europeu e o único a representar os Açores em Bruxelas.

Em segundo lugar ficou o Partido Social Democrata (PSD), com 20,65% dos votos, o equivalente a 8.849 votos, tendo, por sua vez, o Bloco de Esquerda alcançado 7,46% dos votos, ou seja, 3.195 votos.

O quarto partido mais votado nos Açores foi o CDS- PP, com 6,54% (2.801) dos votos, ficando o Partido Pessoas Animais e Natureza (PAN) em quinto lugar com 3,66% dos votos, ou seja, 1.570 votos.

Com menos votos do que o PAN surge a CDU, com 2,53 % dos votos, o que corresponde a 1.083 votos, seguindo-se o Aliança, com 2,43% dos votos, ou seja 1.042 votos.

A abstenção nos Açores voltou a ser muito expressiva, alcançando os 81,29%. Significa isto que apenas 42.851 cidadãos votantes, entre um universo de 229.046 inscritos, foram às urnas este domingo na Região Autónoma dos Açores.

Foram ainda registados 3214 votos em branco (7,5%) e 962 votos nulos (2,24%).

Bradford destaca “vitória expressiva”

Em reacção aos resultados eleitorais de ontem, o único deputado açoriano eleito para o Parlamento Europeu, o socialista André Bradford, lamentou a abstenção registada na Região, mas manifestou satisfação pelos resultados obtidos pelo PS.

“Fico muito satisfeito e muito feliz, pela vitória expressiva que tivemos, que nos permitiu ganhar em todas as ilhas, ter o dobro dos votos do que o partido que ficou em segundo lugar e, neste ponto de vista, aqueles que foram votar expressaram o seu desejo e a sua vontade maioritária e expressiva de votar no Partido Socialista”, afirmou, ontem à noite, André Bradford.

Bradford será o único eurodeputado açoriano em Bruxelas

O socialista disse ainda que “o que interessa é o futuro e é tempo de reiterar o compromisso que estabeleci durante a campanha eleitoral, como sendo a voz dos Açores no Parlamento Europeu”, “com o mesmo orgulho e com a mesma honra que pus na campanha eleitoral, dedicando-me ao esclarecimento, ao debate, ao envolvimento das pessoas, ao contrário daqueles que preferiram voltar as costas a estas eleições”. Lançando críticas ao PSD/ Açores de Alexandre Gaudêncio, Bradford afirmou que “teria sido muito mais útil que tivessem feito parte do movimento de envolvimento com as pessoas”.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER