Açores

Programas de rastreio oncológico são exemplo

O Diretor Regional da Saúde enalteceu hoje, em Angra do Heroísmo, os programas de rastreio pela forma exemplar como têm sido implementados e pela taxa de cobertura territorial de 100%.

“Estes rastreios têm evidenciado mais valias junto da população açoriana, que apesar da condição arquipelágica, acede facilmente aos profissionais de saúde e tem depois um acompanhamento nas unidades de saúde mais diferenciado em termos de exames de diagnóstico, de tratamento e depois de follow-up nas consultas de seguimento”, apontou.

Em declarações aos jornalistas, após uma reunião com o Conselho Consultivo de Combate á Doença Oncológica, Tiago Lopes salientou que os resultados alcançados se devem a um esforço inegável por parte do Centro de Oncologia dos Açores.

O Centro de Oncologia dos Açores, entidade que coordena o programa de rastreios, tem em curso o Rastreio do Cancro da Mama, o Rastreio do Colo do Útero, o Rastreio do Colo-Retal e Rastreio da Cavidade Oral.

O Diretor Regional acrescentou que os diagnósticos acarretam mais necessidades em termos de recursos humanos e em termos de recursos materiais, e que por isso, será importante criar um plano estratégico, a longo prazo, para que a região consiga dar sustentadamente todas essas condições aos profissionais de saúde.

Referindo-se ao estudo das causas do cancro nos Açores, o Diretor Regional disse que os programas de rastreio serão importantes para perceber “a evolução das condições oncológicas dos utentes açorianos, e a partir do estudo serem retiradas ilações que permitam sustentar uma eventual redefinição das políticas de saúde”.

Do encontro com o Conselho Consultivo de Combate á Doença Oncológica, saiu também a definição da publicação do Registo Oncológico dos Açores dos últimos 20 anos, até ao final de 2018.

“Queremos consolidar todo o trabalho que tem vindo a ser feito ao longo dos últimos anos com esta publicação “sublinhou, acrescentado que “a região se apresenta como um excelente laboratório para a implementação de políticas”, podendo mesmo servir de exemplo ao todo nacional.

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER