Açores

PDL26 vai “projetar cultura dos Açores a nível nacional e europeu”

Credito: DR

O projeto PDL26 – Capital Portuguesa da Cultura, a decorrer no próximo ano em Ponta Delgada, permitirá projetar a cultura que se faz nos Açores a nível nacional e europeu, disse hoje o presidente da autarquia.

“O PDL [Ponta Delgada] 26 representa aquilo que tem sido um esforço para nós fazermos aqui uma boa programação, uma boa organização, para que o ano de 2026 seja um ano em que vamos projetar não só a cultura que se faz em Ponta Delgada, mas também nos Açores, a nível nacional e também europeu, mas também trazer a Ponta Delgada outras manifestações culturais que acontecem pelo país e também fora de portas”, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral.

O autarca falava após a sessão de assinatura do protocolo de cooperação de financiamento da PDL26 entre os Ministérios da Cultura e da Economia/Secretaria de Estado do Turismo, o Governo Regional dos Açores e a Câmara Municipal de Ponta Delgada, integrada na conferência “Cultura, Educação e Território no Lugar do Amanhã”, a primeira iniciativa realizada no âmbito do projeto cultural que vai arrancar em janeiro do próximo ano.

Segundo o protocolo a que a Lusa teve acesso, o valor global do financiamento é de 5,3 milhões de euros (650 mil euros a cargo do Turismo de Portugal, 650 mil euros do Ministério da Cultura, um milhão de euros através do Governo Regional e três milhões de euros através da Câmara Municipal de Ponta Delgada).

O acordo define que o planeamento, a promoção, o desenvolvimento e a execução da iniciativa fica a cargo do município de Ponta Delgada.

Na ocasião, a comissária da PDL26, Katia Guerreiro, referiu que a equipa do projeto sensibilizou a ministra da Cultura e o secretário de Estado do Turismo – presentes na assinatura do documento -, para a dificuldade que é a insularidade e os custos que acarreta e foi concedida “uma majoração ao financiamento em mais 300 mil euros acima do que estava esperado”.

NM/MS

Redes Sociais - Comentários

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER