Açores

“Operação da SATA estará a decorrer normalmente no Verão”

“O que não nos mata deixa-nos mais fortes”, foi uma das frases proferidas por Luís Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração do grupo SATA, na Web Conferência “Açores: Preparar o futuro”, organizada pelo Publituris, no passado dia 29 de Maio, dia em que a SATA Air Açores retomou os voos interillhas.

“Costumo dizer à equipa que são as mesmas pessoas, mas não é a mesma empresa. Aquilo que toda a equipa conseguiu fazer nestes últimos três meses foi extraordinário como resposta a isto tudo. Todos nós entendemos que a SATA tem um papel desproporcionalmente importante na região, maior do que, por exemplo, a TAP possa ter no continente”, começou por dizer, segundo noticia a Publituris.

A companhia recorreu a “todos os instrumentos possíveis e imaginários que permitissem continuar a operar, e o facto de estarmos a conseguir fazê-lo e a retomar a operação, significa que as coisas foram correndo bem”.

Luís Rodrigues reconhece que “não vai ser um ano bom para ninguém”, mas a companhia vai aproveitar “para fazer algumas coisas importantes”.

“A SATA já precisava de uma reestruturação antes da pandemia, isto só veio agudizar essa necessidade. Agora temos de dar a volta por cima com todo o apoio dos agentes, da região e dos colaboradores”, refere.

Antes da pandemia, o novo conselho de administração, que entrou em funções no início do ano, tinha já desenvolvido um plano de negócios para apresentar.

“90% do plano está refeito e vamos apresentá-lo ao accionista – o Governo Regional dos Açores, assim que possível. Estamos comprometidos em fazer parte da solução e não mais fazer parte do problema. Isso foi histórico nos últimos anos e é uma coisa que tem de deixar de existir nas nossas cabeças”, considera.

“A SATA é um elo de mercado onde todos os elos são importantes: hotelaria, operação, todos devem remar para o mesmo lado. Temos conseguido manter uma ligação, em primeiro lugar, com toda a equipa, depois com o accionista e com os operadores de mercado”.

Com os operadores turísticos, o presidente da SATA garante que “o plano de falar regularmente mantém-se” e mostra-se disponível para trabalhar nas ligações que são importantes para a operação turística.

Para Luís Rodrigues, este contexto cria “uma enorme oportunidade para o turismo interno”, “os Açores é uma região extraordinária e há muita gente no continente que não conhece bem o destino”.

A SATA Air Açores, a companhia que assegura os voos interilhas, retomou a operação para passageiros no passado dia 29 de Maio.

A parir de 15 de Junho está previsto o recomeço das ligações da Azores Airlines entre Lisboa/Ponta Delgada, Lisboa /Terceira e Ponta Delgada/ Funchal.

Uma semana depois a Horta e o Pico também começarão a receber ligações da companhia.

No início de Julho está prevista a abertura aos mercados internacionais.

Luís Rodrigues sublinha que é apenas uma previsão: “Temos de ter consciência que o nível de incerteza é significativo e que a qualquer momento, por alguma razão fora do nosso controlo, isto pode ser modificado. Mas, à partida, é bom que exista um plano, esse plano é de retoma gradual, porque acreditamos que os passageiros vão retomar a sua necessidade de viajar de forma gradual, e a operação vai acompanhando isso. Depois, se tudo correr bem com o alinhamento entre todas as partes, no verão a operação estará a decorrer normalmente”.

Diário dos Açores

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

O Facebook/Instagram bloqueou os orgão de comunicação social no Canadá.

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER