Açores

Novo percurso turístico com vista para Sete Cidades

O Governo Regional anunciou que vai construir um percurso turístico contemplativo com vista para as Sete Cidades. No comunicado do Conselho do Governo, realizado em Santa Maria, o Executivo açoriano revela que decidiu declarar a utilidade pública da expropriação das parcelas de terreno necessárias à execução da construção de uma variante à actual Estrada Regional n.º 9-2.ª, no concelho de Ponta Delgada, no troço que passa pela Vista do Rei, mediante a criação de um novo traçado, estabelecendo a ligação directa à zona do Portal do Vento e Estrada Regional n.º 8-2.ª.

Este investimento permitirá a requalificação do troço da Estrada Regional n.º 9 – 2.ª de ligação entre a zona do Portal do Vento e o miradouro da Vista do Rei, através da criação de um percurso turístico contemplativo com vista para as Sete Cidades, com circulação de viaturas condicionada, garantindo-se também uma área destinada a assegurar um cone de visão na zona do Miradouro da Vista do Rei, por forma a garantir a visibilidade nesta zona.

Criada a medida “Exportar Açores”

O Governo anunciou ainda a criação do Exportar Açores. Esta medida apoia as empresas em aquisições no domínio da exportação de produtos e serviços, criando assim condições de competitividade e de aumento da produtividade das empresas açorianas.

As empresas beneficiárias podem, desde modo, contratualizar serviços no domínio da exportação de produtos e serviços, nomeadamente os direccionados ao desenvolvimento de projectos de prospecção e conhecimento de mercados externos, de projectos de comercialização e marketing, de desmaterialização na relação com clientes, desenvolvimento de planos de exportação, conhecimento de legislação específica em vigor nos países para onde se pretenda exportar, incluindo ainda apoios no âmbito da capacitação para a exportação e de consultadoria.

“Esta é mais uma medida que visa aumentar a capacidade exportadora da economia açoriana, consolidando o caminho de crescimento económico da Região, onde a capacidade de exportação das nossas empresas é um factor fundamental para mais e melhor desenvolvimento económico”, lê-se no comunicado do governo.

1,1 milhões para portos da Praia e S. Roque

Foi ainda autorizada a celebração de um contrato programa entre a Região Autónoma dos Açores e a Portos dos Açores S.A. no valor de 1,1 milhão de euros, para o desenvolvimento e valorização dos portos da Praia da Vitória e de São Roque do Pico.

Este investimento visa assegurar um conjunto necessário de serviços de consultadoria, estudos e projectos que servem de base para o desenvolvimento e melhoria destas infraestruturas portuárias. No caso da Praia da Vitória, estão em causa procedimentos no âmbito da criação de um terminal de ‘transhipment’, enquanto no caso de São Roque do Pico estão em causa trabalhos no âmbito da construção de um novo terminal.

Programa “Inclui Mais”

Foi também aprovado o programa Inclui Mais para apoio à inclusão e aumento de competências laborais para pessoas com deficiência. Este programa destina-se a pessoas com deficiência e incapacidade comprovada igual ou superior a 60%, criando e promovendo experiências profissionalizantes a estes cidadãos que pretendam entrar ou reentrar no mercado de trabalho.

“Desta forma, pretende-se melhorar a empregabilidade das pessoas com deficiência e incapacidade, favorecendo a criação de hábitos de trabalho e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, bem como sensibilizar a comunidade para as potencialidades das pessoas com deficiência e incapacidade e para o respeito pela diferença, aproximando as pessoas com deficiência e incapacidade que procuram trabalho, de quem as pode recrutar”, afirma o governo. Os projectos deste âmbito destinam-se a Instituições Particulares de Solidariedade Social e empresas.

Redes Sociais - Comentários

Fonte
Diário dos Açores

Artigos relacionados

Back to top button

 

Quer receber a edição semanal e as newsletters editoriais no seu e-mail?

 

Mais próximo. Mais dinâmico. Mais atual.
www.mileniostadium.com
O mesmo de sempre, mas melhor!

 

SUBSCREVER